Um programa de qualidade e produtividade

Um programa de qualidade e produtividade

5S – Um programa de qualidade e produtividade
Desde o ano passado temos como filosofia de empresa o conceito “5S”, nesta quarta-feira de cinzas (14) separamos um tempo para colocar em pratica esse conceito. Com a velocidade com que chegam e se perdem as novidades, a praticado do 5S é mais necessária do que nunca.

O que é 5S?
É considerado um dos programas básicos de qualidade, tanto que é a parte inicial de vários outros programas. Visa qualidade e produtividade. Não tem como objetivo unicamente a limpeza!

Qual sua origem?
O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial.
Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente.

Qual o seu significado?
O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke que migraram para o Português e foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

Seiri: Senso de Utilização – Consiste em deixar no ambiente de trabalho apenas os materiais úteis, descartando ou destinando os demais da maneira mais adequada.

Seiton: Senso de Organização – Consiste em estabelecer um lugar para cada material, identificando-os e organizando-os conforme a frequência do uso. Se utilizado frequentemente o material deve ficar perto do trabalho, caso contrário, deve ser armazenado em um local mais afastado, para que não prejudique as tarefas rotineiras.

Seisou: Senso de Limpeza – Consiste em manter os ambientes de trabalho limpos e em ótimas condições operacionais. Este princípio diz: “melhor que limpar é não sujar”.

Seiketsu: Senso de Saúde – Este princípio pode ser interpretado de duas formas. Na aplicação de ações que visam a manutenção e melhoria da saúde do trabalhador e nas condições sanitárias e ambientais do trabalho. Como melhoria contínua, aplica-se o princípio do kaizen, melhorando e padronizando os processos.

Shitsuke: Sendo de Autodisciplina – Autodisciplina é um estágio avançado de comprometimento das pessoas, que seguem os princípios independente de supervisão. Para atingir este estágio é necessário ter atendido satisfatoriamente os 4 princípios anteriores do 5S.

Quais são os benefícios?
- Maior Produtividade;
- Redução de Custos;
- Melhoria da Qualidade;
- Menos acidentes de trabalho;
- Melhor qualidade de vida no trabalho.

Experimento usar esse conceito em sua empresa, casa ou até pessoalmente.

Adicionar comentário

Contato