Cuidado com as dietas da moda

Cuidado com as dietas da moda

Devido ao Dia Internacional da Mulher a nossa equipe de nutricionistas realizou nessa semana algumas palestras, todas com o foco na saúde da mulher.

Neste texto vamos falar da palestra realizada sobre algumas dietas que viram moda e as pessoas passam a utiliza-la sem uma prescrição nutricional e por vezes é prejudicial a saúde.

Lembre-se: É possível perder peso e mantê-lo de forma saudável e sem sacrifícios. É indiscutível que uma alimentação adequada é a chave para promover a saúde e o bem estar.

O nutricionista é o profissional mais adequado para prescrever planos alimentares que respeitem suas necessidades energéticas e nutricionais.
Abaixo colocarei 3 dietas da moda que trazem com elas alguns problemas:

Dieta Low-Carb
Dieta Low Carb significa “Dieta de Baixo Carboidrato”, ou seja, propõe a diminuição drástica do consumo desse componente para proporcionar a perda de peso.
A falta de carboidratos na alimentação de quem segue uma dieta do tipo low carb pode causar confusão mental, alterações no nível de consciência e dificuldade de concentração no trabalho, além de cansaço e fraqueza, que afetam a qualidade de vida do indivíduo.
As dietas de restrição de carboidratos de fato geram redução do peso em um período curto de tempo, mas há efeitos no organismo que podem não valer o esforço da restrição alimentar.
Assim como em toda restrição de nutrientes, uma dieta que limita extremamente a ingestão de carboidratos pode ser prejudicial para a saúde, especialmente se adotada por um longo período de tempo.
REEDUCAÇÃO ALIMENTAR é o segredo para emagrecer.

Jejum intermitente
É o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. Aqui não se trata de quais alimentos você deve, mas sim de quando você deve comer.
- Os benefícios do jejum que tem sido propagados são: aumento do nível do hormônio de crescimento; a melhoria da sensibilidade à insulina e a queda dos níveis de insulina no sangue.
- Ajuda a perder gordura sem precisar restringir o consumo de calorias; altera os níveis hormonais no corpo de forma a facilitar a perda de peso, liberando mais noradrenalina, que é outro hormônio que auxilia na queima da gordura e acelera o metabolismo.
A maioria dos estudos feitos com roedores relacionam o jejum a benefícios como a redução do risco de doenças cardiovasculares, assim como a melhora da diabetes, dos níveis de colesterol, de inflamações crônicas e doenças autoimunes
- O jejum intermitente pode aumentar a fome, e isso acarretar uma preocupação excessiva sobre os alimentos, diminuir o controle ao comer e aumentar o risco de se desenvolver transtornos alimentares.
- Por isso estes planos alimentares não são sustentáveis: como comprovam vários estudos, pessoas que fazem dietas drásticas acabam desistindo, mudando sua relação com a comida e ficando ainda mais propensos a engordar e viver sob o efeito sanfona.

Dieta da USP
Apesar de levar o nome da Universidade, não há nenhuma relação com a mesma. A escolha do nome foi apenas para dar mais credibilidade à dieta.
Tem como característica dieta muito reduzida em carboidratos e aumento das proteínas e gorduras. A dieta tem a duração de 7 dias e pode prolongar por mais uma semana.
- Promete perda de até 14kg em 14 dias. Para quem deseja perder peso em curto espaço de tempo pode ser visto como vantagem.
- O grande problema é o efeito sanfona após o término da dieta.
- Cuidado: Dietas ricas em proteínas animais estão relacionadas com doenças renais, osteoporose e aterosclerose.
- Seguimento indiscriminado de dietas pode levar ao desenvolvimento de algum transtorno alimentar.
- São sintomas comuns: fraquezas, cefaleias, tonturas, mudanças de humor e até desmaios.
- Dietas inferiores a 1200 kcal/dia não são capazes de atender a necessidade mínima para o adequado funcionamento do organismo.

Por fim, lembre-se sempre de buscar um profissional nutricional.

Quem realizou essa palestra e preparou o material foram as estagiarias que estudam na UNIP, sendo elas Mayara Bertacelli, Luciana Akamine e Tatiane Renata Nascimento, que contou com a orientação da Talita (nutricionista da UNIP) e supervisão da nossa nutricionista Sandra Bernardis.

Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda
Cuidado com as dietas da moda

Adicionar comentário

Contato