Amor que transforma - Guina

Amor que transforma - Guina

A Revista COMUNA da Igreja Comunidade da Graça em sua edição de abril n°98, escreveu uma matéria cotando a história de vida do Agnaldo, mais conhecido como Guina, nosso assistente administrativo. Uma história muito digna e realizada. Nasceu com os dois tímpanos perfurados, mas isso não foi motivo nenhum para que hoje ele tivesse uma vida alegre com um bom desenvolvimento profissional, familiar e alcançando uma nova vida em Cristo.

Confira a matéria completa

Um homem livre e realizado. É assim que Aguinaldo se descreve ao contar a sua história. Mas, foi um longo caminho para chegar até aqui.

Nascido em Caculé, no interior da Bahia, era um entre 15 irmãos. Não demorou muito para que a família notasse que havia algo diferente com ele. Aguinaldo nasceu com os dois tímpanos perfurados por causa de problemas durante a gestação.

A única maneira de procurar tratamentos adequados seria vir para São Paulo. E foi o que o seu pai fez. Viajava com o menino por mais de 1.300 quilômetros para procurar médicos e tentar, de alguma forma, melhorar a sua situação. Mas, o inesperado aconteceu. Quando Aguinaldo tinha cinco anos, perdeu o pai por causa de um câncer. Em meio à tristeza do luto, uma grande mudança foi necessária para que ele pudesse continuar a se tratar.
Acostumado com a casa cheia, ele teve que se mudar com apenas uma de suas irmãs para a casa de uma tia, que morava na capital paulista. Passou a infância cercado de médicos e cirurgias. “Ia a consultas com fonoaudiólogos e psicólogos, e tive que fazer sete operações”, relembra.

Sabendo das dificuldades que um portador de deficiência enfrenta, já que vivia cada uma delas na pele, Aguinaldo pensava em como poderia ajudar aqueles que, como ele, tinham alguma dificuldade. Por isso, aos 15 anos começou a trabalhar na Semear, Associação para Integração e Apoio à Pessoa com Deficiência, onde aprendeu a importância do respeito e da valorização do ser humano.

Depois disso, foram anos trabalhando em empresas onde acabou sofrendo preconceito por conta de sua condição. Até que ele conheceu a Fundação Comunidade da Graça, onde está hoje. “Aqui eu encontrei liberdade para fazer o meu trabalho e aplicar tudo o que eu aprendi”, conta.

Aguinaldo trabalha como assistente administrativo, é responsável pelos certificados de utilidade pública e dá suporte nas áreas de finanças e de Recursos Humanos. Mas o que ele mais gosta de fazer é ajudar outros funcionários da FCG, também portadores de deficiência.

Apelidado carinhosamente por eles de “pai Guina”, ele acompanha, aconselha e ajuda na socialização dos seus “filhos” no ambiente de trabalho.
Apesar de sua trajetória difícil e de ainda apresentar alguns problemas na fala por conta de sua deficiência, Guina não se lembra de sua história com tristeza. “Eu não tenho revolta nenhuma do passado, se não fosse todo esse processo que eu passei, acho que nem estaria aqui”.

Além da realização no trabalho, ele também tem experimentado uma nova vida em Cristo. Depois de muita oração de sua esposa, que já era cristã, Aguinaldo se entregou a Jesus e hoje, junto de sua família, frequenta a Comunidade da Graça em Ermelino Matarazzo.

Como se não bastasse todo o seu bom desenvolvimento profissional, desde o ano passado ele tem enfrentado um novo desafio. “Nosso GCEM se multiplicou e, hoje, eu e a minha esposa lideramos uma célula. Já somos em cinco casais”, comemora.

Talvez, pensando em todo o processo que Aguinaldo viveu, em toda a sua história, muitos poderiam desanimar. Mas ele prosseguiu, mesmo em meio às dificuldades e desafios, e tem colhido os frutos das sementes que lançou.

Fonte: Revista Comuna, edição n°98. Abril 2018.

Adicionar comentário

Contato