A inovação na área de práticas sustentáveis

A inovação na área de práticas sustentáveis

Se você acompanhou os noticiários, viu que no dia 1º de Agosto deste ano, a humanidade esgotou todos os recursos que a natureza pode renovar em um ano, e ainda estamos em ‘’dívida’’ de cinco meses, segundo a ONG Global Footprint Network. Esse dia foi chamado de ‘’Dia da Sobrecarga da Terra’’.

Só no Brasil, esse dia chegou mais cedo. Se a humanidade tivesse a velocidade de consumo igual a dos brasileiros, o mundo teria chegado à sobrecarga no dia 19 de julho. (fonte: WWF).

Diante desse cenário, estão surgindo muitas empresas inovadoras na área de sustentabilidade e tecnologia. Veja duas delas a seguir:

Todo site é hospedado em um servidor. Os servidores, por sua vez, são grandes computadores que fazem o site ficar no ar, consumindo muita energia e consequentemente emitindo muito CO2 na atmosfera.

A empresa Site Sustentável, em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), consegue calcular a emissão do poluente gerado, e compensa no plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. A página da web, então, é validada com uma certificação chamada Site Sustentável.

A eMove faz todo um trabalho de pesquisa, desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras, tendo como base a energia 100% renovável do sol. Eles trabalham levando energia para domicílios e comunidades carentes e no bombeamento de água por energia solar.

É importante que as empresas de hoje em dia tenham um olhar voltado ao socioambiental. Isso acaba se tornando um diferencial da marca, já que o impacto de qualquer negócio afeta o meio ambiente direta ou indiretamente.

Mas e você, como cuida do nosso planeta?

Preocupar-se com o meio ambiente? Há quem diga que isso é responsabilidade somente de grandes indústrias e corporações, mas não é bem assim... Temos nossa parte na história!

Os pequenos hábitos do dia a dia já minimizam o impacto ambiental que causamos, e, pensando nisso, a FCG já integra o tema ‘’sustentabilidade’’ em todos os seus programas. Entre as atividades, estão: a coleta de óleo, a reciclagem e o ensino às crianças das creches sobre o plantio e cuidado com a natureza. Tudo assistido de perto por palestrantes, nutricionistas, funcionários e profissionais da área.

Seja a resposta!

Escrito por: Paulo Gustavo Alves, 22 anos, voluntário da FCG, formado em Publicidade e Propaganda e atua profissionalmente como redator.

Adicionar comentário

Contato