Obesidade, hipertensão e diabetes: vilões silenciosos

Obesidade, hipertensão e diabetes: vilões silenciosos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como a obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras, são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil.

Anteriormente, no início do século passado, às doenças infecciosas (pneumonia, virose, HPV, sarampo, doença de Chagas) eram as que mais levavam ao óbito (aproximadamente 50%) enquanto que hoje, com as melhorias de condições sócio-econômico-culturais, a mortalidade é preponderantemente consequência das DCNT (aproximadamente 75%).

No dia 29 de agosto, as estagiárias de nutrição e estudantes da UNIP – campus Tatuapé – deram continuidade ao ciclo de atividades informativas referente ao Programa de Prevenção e Controle das DCNT através da alimentação.

O tema abordado por elas na intervenção foi: “A relação dos excessos alimentares como fator de risco para as doenças crônicas não transmissíveis”.

Com a participação do público atendido na sede da Fundação Comunidade da Graça foi realizado uma apresentação dinâmica explicando as características principais das DCNT e apresentado mitos & verdades sobre a relação da alimentação com essas doenças.

O objetivo foi demonstrar que uma boa alimentação não precisa ser cara e tem um papel fundamental na prevenção, controle e tratamento de diversas doenças.

O texto e as interversões foram realizadas pelas estagiárias da FCG e alunas da UNIP: Jucimara, Tainá e Jurema.

Supervisora da Faculdade UNIP: Talita Pessoa.
Nutricionista responsável da FCG: Sandra Bernardis.

Obesidade Hipertensao E Diabetes Viloes Silenciosos 1
Obesidade Hipertensao E Diabetes Viloes Silenciosos 2

Adicionar comentário

Contato