Dia do Professor: O papel do educador de creche

Dia do Professor: O papel do educador de creche

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil – desde então, essa data é comemorada em nosso território: Dia do Professor. Então, nesse texto falaremos sobre o educador, em especial de creche.

O educador de creche tem um papel muito importante no desenvolvimento da criança. Ele é responsável por proporcionar experiências que ajudem a criança a desenvolver suas capacidades cognitivas de forma continua e dinâmica a partir dos primeiros anos de vida.

O educador de creche é a personagem que, além dos pais, é um espelho para a criança. O bom educador tem o papel de formar a criança e transformá-la em um ser humano que fará, no futuro, a diferença na sociedade.

Os profissionais que trabalham com bebês de 0 a 3 anos de idade necessitam de qualidades muito especiais de conhecimento, pois ele é um instrumento pelo qual, a criança adquire conhecimento e percepções do ambiente escolar.

O educador de creche tem que ser sensível a ponto de reconhecer as diferentes necessidades da criança e promover a exploração, respeitando a sua curiosidade natural. Este educador deve estabelecer limites claros e seguros para que a criança realize suas escolhas de forma protegida; é papel do educador promover o desenvolvimento de autonomia e autoconfiança sempre que possível e promover um ambiente estimulante onde ocorra a interação para o desenvolvimento psicossocial da criança.

É através de observações cuidadosas, conhecimento proporcionado e diferentes recursos que promovam oportunidades de concentração e descoberta, que o educador obtém o sucesso em seu trabalho.

Engana-se quem pensa que o educador de creche só brinca; ele também ensina e é responsável por atividades respeitosas, ensinando a criança a esperar sua vez, compartilhar as coisas, respeitar o próximo; ensinamentos estes, que com certeza, serão levados para fora do ambiente da creche.

A primeira infância é a fase que a criança passa a perceber o mundo e a despertar uma curiosidade nata investigativa; estão sempre questionando e querendo saber o porquê das coisas. É por meio da curiosidade e da interação do educador que a criança constrói sua própria identidade.

Desta forma o educador de creche é uma figura fundamental na vida da criança e para educação são verdadeiros pilares para seu desenvolvimento integral.  A creche é o segundo ambiente socializador em que a criança está inserida, e o educador é o facilitador para que ela adquira novos conhecimentos diariamente.

Ser educador de creche vai além do que podemos imaginar, pois educamos, cuidamos e zelamos para que a criança se desenvolva em todos os aspectos e esta é uma responsabilidade muito grande que temos em nossas mãos.

Somos a base do carinho, conhecimento e interação da criança com a sociedade!          

Parabenizamos todos os educadores, que dispõem de tempo, conhecimento e, por vezes, recursos, a fim de garantir a educação as pessoas e ensinar sobre os fundamentos principais das diversas ciências.

Texto produzido por: Daniela dos Santos Nogueira – Diretora do CEI Espaço da Comunidade II em Itaim Paulista

Adicionar comentário

Contato