Gratidão: praticando um estilo simples de vida

Gratidão: praticando um estilo simples de vida

Ouvimos falar muito em GRATIDÃO, mas será que praticamos esse conceito tão cheio de sentimentos bons e que melhora nossa saúde e relacionamento?

Quando falamos de gratidão nos referimos a comportamentos simples, mas de grande impacto em nossa vida e nas pessoas ao nosso redor. Ela traz aquele sentimento de paz, confiança, harmonia e felicidade nos mínimos detalhes. Ser grato é valorizar o que já possuímos e não o que nos falta. É acreditar que mesmo diante as circunstâncias tudo ficará bem. Só esse ato muda a química do nosso cérebro e nos faz ver a vida com um novo olhar, focando num futuro próspero e abundante. Para termos gratidão é preciso meditar e se apropriar das promessas de Deus para nós, pois o que pensamos transformam-se em sentimentos e consequentemente em comportamentos em nossa vida. Quando prevemos o pior e ficamos constantemente angustiados geramos ansiedade e estresse mental que acabam prejudicando a nossa capacidade de agir. A falta de paz nos torna infelizes e pode nos levar a adoecer, emocionalmente ou fisicamente.

Grande parte da nossa ansiedade vêm dos nossos pensamentos condicionados: “E se...?” E se as coisas não melhorarem? E se eu fracassar? E se eu adoecer? E se eu não casar? E se o meu relacionamento acabar?

Além desses pensamentos, temos a televisão, os jornais, revistas e um mundo competitivo, nos dando muitas razões para ressaltarmos o que falta e não em sermos gratos pelo que já temos. Sentimo-nos fortemente pressionado a adotar um estilo de vida diferente do que Deus planejou para nós. A Palavra nos diz que não devemos andar ansiosos por coisa alguma (Filipenses 4:6). E nesse momento, Deus não está dizendo que você deve simplesmente esquecer, viver conformado. Ele está dando a solução: Orar a respeito de tudo e dar-lhe todo louvor e agradecimento – ENTREGUE – ACEITE – CONFIE – AGRADEÇA. Agradecermos a Deus por tudo o que Ele já proporcionou e continuarmos na busca de algo mais elevado. Quando agimos desse jeito, Ele nos promete paz além de todo o entendimento. Significa que teremos paz mesmo quando ela não faz sentido. Essa paz protegerá o nosso coração e mente (Filipenses 4:6-8).  

A gratidão é algo que nós precisamos praticar até que se torne um hábito. Ela pode mudar a forma como levamos a vida, nossa interpretação do mundo e o nosso relacionamento com as pessoas.

Sabendo disso, bora usar o nosso tempo de forma sábia? Focando nos recursos a nossa disposição e não no que ainda não temos? Aproveitar as oportunidades a nossa disposição, ao invés de lamentar as oportunidades que perdemos?

Mesmo que a vida seja imprevisível e muitas vezes repleta de desafios, Deus mostra que não temos que viver com medo. Ao primeiro sinal de ansiedade podemos buscar a paz, na adoração, na Palavra, no coração grato, na certeza de que Ele cuidará de nós.

Lembre-se que no mundo em que vivemos, temos mais facilidade em nos conectarmos com os pensamentos negativos, do que com os positivos. Então, pratique diariamente a gratidão. Valorize as pequenas coisas, olhe ao seu redor e veja o quanto tu és abençoado. Reconheça suas qualidades, escolha ter um olhar otimista para as coisas, acredite que toda experiência tem algo para ensinar, evite criticar a si e ao outro e não se compare, lute pelo o que você deseja de acordo com que faz sentido para você. Afinal, mais importante do que “ter” é “ser”. É SER GRATO!

“Tudo que é verdadeiro, tudo que é amável, tudo que for puro, tudo que é virtuoso, se algo é excelente, pense nessas coisas (Filipenses 4:8).

Escrito por: Debora Motta, 33 anos, psicóloga, Coach de Saúde e voluntária na FCG.

Adicionar comentário

Contato