Engajamento social: o próximo como prioridade

Engajamento social: o próximo como prioridade

Com certeza você já se deparou com afirmações parecidas a esta: “as pessoas só ligam para os seus próprios interesses e, se possível, passam por cima dos outros para conquistar seus objetivos pessoais”. Vivemos dentro de um sistema que, desde a revolução industrial, incutiu em nossos pensamentos e emoções um objetivo primário: preciso cumprir todas as minhas tarefas, porque somente assim conseguirei obter lucro e, consequentemente, viver de forma digna.

Essas afirmações você já conhece, está na boca de todos e, por vezes, até serve como desculpa para não colocarmos o próximo dentro das nossas diversas tarefas diárias. Porém, a proposta que queremos apresentar para você é além disso, requer coragem, disciplina, amor e compaixão. Chama-se: engajamento social.

Mas o que é engajamento social? Podemos definir da seguinte forma: são atividades voluntárias, realizadas de forma individual ou coletiva, a favor de causas sociais, cuja finalidade não advém da vantagem pessoal ou do lucro. Além disso, podemos acrescentar que o engajamento social é uma prática de mão dupla, o outro lado recebe carinho e atenção, e você preenche a sua alma com vida – isso o dinheiro não pode te pagar.

O dia tem apenas 24 horas e isso não conseguiremos mudar, mas se olharmos com cuidado para as nossas diversas tarefas diárias e inúmeras atividades, conseguiremos, com toda certeza, arranjar um espaço para o próximo. Existem diversas ONGs, grupos sociais, empresas, fundações, dentre outras instituições, que você pode procurá-las; espaço para as atividades existe, o que falta é mão de obra e corações dispostos a abraçar o próximo.

Procure por uma causa em que você acredita e seja a resposta!

Engajamento social na Fundação Comunidade da Graça

Agora que você já sabe um pouco sobre o engajamento social e cremos que está super interessado em praticá-lo, falaremos um pouco sobre como você pode se engajar nos projetos/serviços da Fundação Comunidade da Graça. Para isso, separaremos em dois tópicos de ação:

1 – Coloque você a mão na massa
O contato direto com a ação social é a melhor forma de se sentir parte da transformação social, por isso que, o voluntariado é tão especial e gratificante. Portanto, em todos os nossos programas e serviços a mão do voluntário é sempre vista e bem-vinda. Se você achou um espaço dentro da sua agenda e quer fazer parte do nosso time de voluntários, preparamos para você um “cardápio” especial, e nele você encontra todas as formas possíveis de voluntariado dentro de cada programa/serviço que prestamos à sociedade. (VEJA NA IMAGEM QUE SE ENCONTRA NO FIM DESTE TEXTO)

2 – Ajude outros a colocarem a mão na massa
Sabemos que praticamente nada nesta sociedade acontece sem investimento, e com a Fundação não é diferente. Somos uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão assistir o próximo em suas necessidades básicas.

Nossos programas são realizados com o apoio de doações de pessoas e organizações que reconhecem e confiam em nossas ações e no cuidado com a criança, a mulher e a família. Sendo assim, para que outros voluntários possam praticar o engajamento social é necessário o investimento das pessoas e entidades que confiam em nossas ações e investem recursos, em prol da luta contra a desigualdade social. Se você sentiu no coração e deseja ajudar, é simples, acesse o link: http://www.fcg.org.br/doe e torne-se um apoiador da nossa causa; com isso, você nos ajudará a melhorar os nossos serviços sociais e garantir os materiais e produtos necessários para que outros voluntários atuem da melhor forma possível.

cardapio de voluntariado

Compartilhe esse texto e comece hoje a praticar o engajamento social.
Seja a resposta!

Adicionar comentário

Contato