Fake News: falsas informações podem destruir vidas

Fake News: falsas informações podem destruir vidas

Você já deve ter ouvido falar sobre Fake News, uma expressão que parece ser recente, porém, segundo o dicionário Merriam-Webster, é usada desde o fim do século XIX. De origem americana, a expressão é o que chamamos de “notícia falsa”.

Com o aumento do fluxo de informações pela internet as vemos com mais frequência, sendo as redes sociais seus principais alvos. Contendo notícias que vão desde promoções falsas a informações perigosas sobre a saúde, as fake news foram acessadas mais de 4 milhões de vezes só no último ano, principalmente durante o período eleitoral. O Brasil está entre os três países que mais compartilham notícias falsas, perdendo apenas para Turquia e México (Forbes, 2018).

Há um grande esforço da imprensa nacional e internacional, bem como da União para combate-las. Porém cada fake news alcança, em média, mil a 100 mil pessoas e se espalham 70% mais rápido que notícias reais.

Veja abaixo como identificar notícias falsas e como denunciá-las:

Como não cair em fake news em dez passos:

  1. Cheque a fonte da notícia;
  2. Leia a matéria completa;
  3. Procure pela notícia em mecanismos de busca;
  4. Preste atenção à url, alguns sites possuem nomes parecidos a grandes sites de notícias;
  5. Veja a data da publicação;
  6. Avalie o formato do texto, sites de fake news costumam ter erros ortográficos e de pontuação;
  7. Evite sites sensacionalistas, ou seja, páginas que criam matérias falsas ou exageradas para atrair o público;
  8. Crie o hábito de ler notícias fora das redes sociais, prefira sites de grandes jornais;
  9. Às vezes recebemos imagens que também nos criam dúvidas. Nesse caso há a possibilidade de fazer uma “busca reversa”, pesquisando via imagem. É bem simples, salve a imagem no computador e suba ela no seu mecanismo de busca ou cole a url dela no seguinte link: https://bit.ly/1kx76T2 (caso esteja utilizando o computador) ou https://bit.ly/2FEqQuA (caso esteja no celular);
  10. Questione quem enviou a notícia, muitas vezes a pessoa que enviou não checou a mesma.

Sites para verificar notícias:

O compartilhamento dessas notícias traz desinformação para a população, sendo os idosos os mais atingidos. As repercussões dessas notícias podem trazer graves consequências na vida da população, não apenas na vida de pessoas públicas. Além de graves consequências trazem enorme tristeza para os envolvidos, como no caso do senhor Nilson Isaias, conhecido na internet como “vovô do slime”, que começou gravando vídeos caseiros para o Youtube e de um dia para o outro, viralizou. Por conta da alta popularidade, perfis falsos foram criados e acusações como a de pedofilia foram feitas. Já tenho 72 anos – diz Nilson em um de seus vídeos após todos os acontecimentos - nunca ofendi ninguém, nunca fiz mal para ninguém. Eu fiz o canal porque me sentia sozinho. Essas pessoas estão fazendo montagem, editando vídeos meus, se passando por mim e falando mal. É montagem, tá, gente? Muito obrigado, meus amigos e minhas amigas, um abração a todos e fiquem com Deus - finaliza deixando claro o medo que tem das ameaças feitas. Esse é só um caso de muitos, de pessoas que sofrem ameaças diárias por conta de notícias falsas. Tornando esse assunto algo cada dia mais sério e mais necessário de ser combatido.

A Fundação é contra qualquer tipo de propagação de informações falsas e prezamos sempre pela verdade. Da próxima vez que se encontrar diante de uma notícia duvidosa, lembre-se das nossas dicas.

Seja a resposta!

Adicionar comentário

Contato