Uma vida com qualidade e não quantidade

Uma vida com qualidade e não quantidade

Afinal, o que é essa tal qualidade de vida que tanto almejamos atualmente? Termo antigamente usado apenas por profissionais de saúde e hoje tão popularizado.

Qual o real significado? Como alcançar? Essas são perguntas que fazemos, não é mesmo?

Sabemos também que você gostaria de uma resposta agora, mas sentimos dizer que não há uma resposta exata para essas duas perguntas, pois várias são as definições para esse termo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias. Isto é, a qualidade de vida está relacionada ao equilíbrio de todas as áreas da nossa vida. Então, cabe a cada um de nós questionarmos: Quais os aspectos da vida que valorizamos? O que é importante e não abrimos mão? Ter clareza desses aspectos nos habilita a priorizar o que fazer para ter qualidade de vida (qualidade na sua vida).

Responda as perguntas abaixo para si mesmo:

  • Como está suas condições de vida hoje? (me refiro ao quanto aprecia a vida e não do quanto você tem).
  • Como está sua alimentação?
  • Tem feito exercício físico?
  • Quantas horas tem dormido?
  • Como está o seu tempo com as pessoas que você ama?
  • E sua relação com os amigos?
  • Você tem encontrado realização no seu trabalho?
  • Quais pensamentos tem tido ultimamente?
  • Vem estudando assuntos novos?
  • Como está a sua fé e esperança?

Parece muitas perguntas, sabemos, mas elas são necessárias para você fazer um giro na sua rotina atual e identificar como vem usando o seu tempo, e, assim, definir o que é qualidade de vida para VOCÊ. Entenda que quando falamos de qualidade de vida é necessário ampliar a visão e ir além do TER e pensar no SER. No modo TER estamos preocupados com a quantidade e a perda nos traz frustação. Já o SER consiste em uma atitude centrada naquilo que você é e acredita, naquilo que de fato não abrimos mão e que nos leva a plenitude. A grande questão aqui é o equilíbrio.

Muitas são as informações que recebemos, longas são a carga horária de trabalho, diversos são os grupos que fazemos parte, frequente são as atualizações ligado a moda e tecnologia. Mas diante a tudo isso o que de fato faz sentido? Lembrem-se, que as nossas escolhas precisam se encaixar com o estilo de vida que queremos para nós. Cabe a reflexão: De todas as informações que recebemos, precisamos nos aprofundar? As horas extras do trabalho podem diminuir com mudanças no nosso comportamento? É necessário mesmo comprar mais uma blusa, perfume e acessórios? De todos os grupos que fazemos parte, seja online ou presencial, de fato venho dando a atenção? Tenho real relacionamento?

Entendem a diferença? TER refere-se à quantidade, SER refere-se à experiência. Experiência, essa, que você escolhe, a partir da sua prioridade, daquilo que é importante e tem significado para sua vida.

Equilibrar a forma de TER e SER, quer dizer que passamos a acessar o melhor de nós, a solidariedade, amor, empatia, ao invés do desejo de apenas ter ou possuir. Nos eleva a ponto de aceitarmos a limitação do outro e nos unirmos, para juntos evoluirmos como SERES HUMANOS. Para SER GENTE, SER AMADO, SER COMPREENDIDO. Para nos sentirmos satisfeito é preciso o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade do que temos e vivenciamos.

E então, o que é QUALIDADE DE VIDA para VOCÊ? 

Escrito por: Debora Arcaide, 33 anos, psicóloga, Coach de Saúde e voluntária na FCG.

Adicionar comentário

Contato