A sua doação pode salvar muitas vidas

A sua doação pode salvar muitas vidas

Dia 14 de junho foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo da data é homenagear todos os doadores de sangue por suas contribuições e conscientizar sobre a importância desse ato. A ideia é incentivar o aumento de adesões, em vista da crescente necessidade de sangue e hemocomponentes em bancos especializados na coleta e armazenamento.

O estoque em hemocentros é um fator fundamental na atenção à saúde, visto que o sangue e os hemocomponentes são essenciais para a realização de procedimentos e intervenções médicas urgentes e também para o tratamento de diversas doenças.

O processo de doação é seguro e não há riscos de contaminação, já que todos os materiais utilizados para a realização da coleta são descartáveis e de uso único. Além disso, a quantidade de sangue retirada não é prejudicial à saúde do doador, uma vez que são coletados até 450 mililitros e uma pessoa adulta possui cerca de cinco litros de sangue, ocorrendo rápida recuperação após a doação.

Para doar, basta procurar uma unidade de coleta de sangue e atender a determinados requisitos:
- Ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg;
- Apresentar um documento com foto, válido em todo o território nacional;
- Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Se for doar após o almoço, deverá aguardar 2 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Pessoas entre 60 e 69 anos de idade só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
- Homens podem realizar até 4 doações por ano, com intervalo mínimo de dois meses entre uma e outra. E mulheres podem realizar até três doações anuais, com intervalo mínimo de três meses.

Para obter mais informações sobre procedimentos, requisitos e impeditivos de doação, entre em contato com o banco de sangue que deseja realizar a doação.

Ajude a salvar vidas! Apenas uma doação pode atender até quatro pessoas. E, caso não possa doar, incentive outras pessoas.

Autoria:
Andressa Magalhães da Silva, 24 anos, formada em Biomedicina e voluntária FCG.

Fonte:
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue
https://bvsms.saude.gov.br/doacao-de-sangue

Adicionar comentário

Contato