No mês do nosso aniversário, recebemos um ótimo presente, a conquista do Selo Doar, concedido pelo Instituto Doar. O Selo tem como foco incentivar, legitimar e destacar a transparência e o profissionalismo de organizações não-governamentais nacionais que se adequam aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT).
O Selo Doar avalia 44 aspectos relacionados a cinco critérios das organizações: causa e estratégia de atuação, representação e responsabilidade, organização e gestão institucional, estratégia de financiamento, e transparência, prestação de contas e comunicação.
A Fundação Comunidade da Graça foi aprovada com conceito máximo (A+), atestado por meio do Selo e de um certificado.
E isto foi um grande ganho pois estamos entre as 10 instituições a nível Nacional, com o conceito A+.
Profissionalismo, coerência e transparência são as propostas principais que a Fundação Comunidade da Graça propõe aos seus doadores; o Selo Doar é o reconhecimento destas práticas.
Obrigado por confiar em nosso trabalho! E se você, que ainda não nos apoia, deseja ajudar, acesse: fcg.org.br/doe e torne-se um mantenedor.
Finalizamos o primeiro semestre em nossas unidades de creche, mas, antes disso, não poderíamos terminar sem ter um encontro significativo e acolhedor com as famílias que estiveram conosco durante toda essa caminhada com as crianças.
Para isso, fizemos o "Dia da Família", em algumas unidades também a reunião de pais e responsáveis. Com o intuito de nos relacionarmos com os pais e mostrarmos o dia a dia de seus pequenos, cada creche preparou um ambiente lúdico, didático e com muita vida e cor em cada espaço.
As famílias chegaram nas creches e, em cada uma delas, se depararam, de forma unânime, com o lindo trabalho que é realizado pelos seus pequenos em parceria e condução das professoras que, com muito empenho e amor, ensinaram e continuarão ensinando sobre o mundo que os rodeiam.
Na creche CEI IV compartilhamos as vivências dos alunos no projeto “Influências dos Povos Indígenas e Africanos no Brasil - Um olhar para as relações étnicos-raciais” e tudo foi pensado, pesquisado e discutido junto com cada turma, porque queremos que a construção e a aplicação do conhecimento saia de dentro de cada aluno; desde cedo construam a sua autonomia.
Já na CEI VI e II, as famílias se envolveram na construção de brinquedos, pintura e instrumentos musicais feitos de materiais recicláveis. O resultado foi o que esperávamos: interação, troca de experiências e relações e boas risadas.
Além do encontro com a família na CEI III, também aplicamos a reunião de pais, onde abordamos a importância do tempo de qualidade em família, que quando estão reunidos em casa eles devem aproveitar cada momento. “Dedique tempo para os seus filhos hoje, - disse a nossa coordenadora - o tempo voa e um dia esses momentos ficarão só nas lembranças. ”
Com cantinhos lúdicos e oficinas, abrimos as portas da CEI I para recebê-los. A nossa equipe promoveu momentos de afetividade e interações, estreitando os laços entre família e o CEI, sendo eles: oficina de pintura; oficina de massinha modelar caseira; histórias de improviso; cantinho da leitura; e cantinho da foto.
O dia foi muito produtivo em nossa CEI V, porque retomamos a ação da horta e do parque sonoro, devido ao interesse dos pais em participarem da construção dos ambientes. Tivemos diversos relatos em nossa árvore, segue alguns: "Como é bom desligar o wi-fi"; "Por mais momentos como este"; "Gratidão"; "Parabéns pelo trabalho em equipe"; "Que sempre haja amor na simplicidade do ficar com a família"; "Sou muito grata por tudo que fazem pela minha pequena Bia”; e “Muito obrigada por tudo! Mamãe...".
Os relacionamentos foram genuínos e únicos. O semestre foi finalizado com uma gostosa sensação de dever cumprido e a certeza de que a parceria escola-família é crucial para o crescimento saudável dos pequenos.
Reunimos as professoras das nossas unidades de creche para falarmos sobre a Jornada Pedagógica da Educação Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Esta ação formativa aconteceu em continuidade aos encontros e trocas de experiências iniciadas nos Seminários do Currículo ocorridos em 2018, tendo como princípio o fortalecimento do movimento de formação e cultura da troca de práticas para a materialização do Currículo da Cidade.
A Jornada Pedagógica, teve mais de 55 mil educadores em movimento formativo simultâneos, com foco na implementação do Currículo da Cidade Educação Infantil.
O atendimento pediátrico e nutricional é muito importante para os papais, mamães e filhos pequenos, porque eles auxiliam e ensinam, de forma técnica, profissional e cientifica, sobre saúde, bem-estar das crianças, alimentação, vacinação, e também são um aparato emocional no núcleo familiar.
Dentro das nossas seis unidades de creche esses profissionais são os nossos companheiros, e, em especial, o pediatra Arnaldo e a nutricionista da FCG, Sandra Bernardis; que estiveram conosco e compartilharam suas experiências com os pais e os pequenos sobre: alimentação saudável e a sua importância para as crianças; alimentos que são saudáveis nesta faixa etária, respondendo todas as dúvidas que surgiram; cuidados em relação às vacinas e a importância de deixá-las em dia; a importância do sono do bebê durante a noite, sem que seja interrompido pela mamadeira; o momento certo sobre o desfralde noturno; e, finalizaram, falando sobre o tempo de qualidade e o amor que as famílias devem dedicar aos seus filhos.
Foram momentos de grande proveito e alegria para todos que participaram. As mães gostaram muito de participar deste momento e agradeceram pelas dúvidas esclarecidas e as riquezas de detalhes falados. Trazer a família para o meio escolar é de grande valor para nós, pois acreditamos que escola com família é mais escola.
Sabe aquela velha história que todo mundo conhece de a criança bem pequena ser curiosa, querer mexer em tudo? Então… com o intuito de desenvolver o ensino da criança e colocá-la num ambiente que propicie a experimentação e aguce a sua curiosidade, nossas professoras fizeram diversos exercícios lúdicas e espaços diferenciados, sendo eles: cesto de tesouros, uma cesta baixa que você enche com objetos interessantes do lar e coisas da natureza e a dispõe para a criança brincar, para descobrir coisas e novas sensações; jogos heurísticos; tenda de histórias; tapete sensorial; cinema e brincadeiras no parque.
Dentro dessa dinâmica de ensino, o professor tem papel fundamental em organizar o espaço de forma a convidar as crianças para explorar os objetos oferecidos e apoiá-las em suas próprias descobertas, interferindo o mínimo possível. O espaço também deve ser tranquilo, sem muitos estímulos visuais e deve-se permitir que cada criança siga seu ritmo, concentrando-se durante a atividade de descobertas dos materiais não-estruturados que serão oferecidos a ela.
Em conformidade com o Currículo da Cidade, estamos explorando novas atividades com as crianças e aprimorando os seus sentidos de diversas formas. A educação é a base de cada atividade nossa e, com isso, o pequeno aprende divertindo-se.
Durante o mês de maio realizamos a campanha contra a Dengue em nossas unidades de creche. De uma maneira lúdica, ensinamos para as crianças as formas de prevenção contra o mosquito, quais os cuidados que temos que tomar, como ele se multiplica e o local que mais gosta.
As formas de ensino foram das mais diversas, tivemos teatro da dengue, com o tema “Xô Dengue”, atividades de roda de conversas, vídeos e uma passeata na praça conscientizando os moradores da região, de como devemos realizar a limpeza de vasos de plantas, organizar os materiais recicláveis e, também, dos cuidados com os locais que acumulam água parada.
As crianças participaram ativamente de cada atividade. Sem dúvida, eles absorveram cada conteúdo, pois, durante o horário da saída, contaram para os pais como foi legal passear na praça, colocar os cartazes e realizar a limpeza do lugar.
A educação Infantil é o ambiente certo para o desenvolvimento da expressão, pois possui um espaço onde a criatividade, imaginações e protagonismo ganham manifestação espontânea.
Sabe aquela frase onde diz: “ é brincando que se aprende? ” Brincando e realizando atividades com tinta guache, giz de cera, as crianças descobrem um mundo cheio de cores e formas através da pintura.
A atividade de artes para educação infantil com tinta guache é muito divertida e faz com que as crianças se sintam bem e alegres, afinal se sujar faz muito bem.
Em diversos espaços do nosso CEI, preparamos ambientes atrativos para os nossos pequenos, tintas de diversas cores, rolinhos, pinceis de vários tamanhos e muita alegria. Nossas crianças se divertiram Fazendo Arte, expondo suas marcas e criações em nosso CEI.
Em nossas unidades de creche, terminamos o mês com a festa de aniversariantes. Gratificante observar a alegria das crianças ao se sentirem felizes com tudo que foi preparado a partir das escolhas delas, cada personagem, música e comida pensada e planejada pelas crianças com a ajuda das professoras; eles reconheceram e se reconheceram através dos personagens.
Um dos aniversariantes falou assim: "é minha festa professora?". _ "nossa que festa legal"! Tinha tudo que eles escolheram, e mesclar os personagens deu conta de suprir as escolhas que eles mesmos fizeram.
Cada unidade de creche preparou de acordo com o desejo dos pequenos que lá estudam. Tivemos temas da Galinha Pintadinha, Mulher Maravilha, Patati e Patatá, O Músico e a Chiquinha, Hulk e até a Disney esteve conosco; sem contar no bolo, brigadeiro, bala, pirulito, pastel, bolo e muita música.
E os nossos bebês do berçário? Com um tema lúdico e bem colorido, nossos bebês mergulharam em um mar repleto de peixinhos para estimular a imaginação e proporcionar muita diversão.
A escolha foi muito significativa para eles. E a semana terminou com muitas linguagens diferentes e aprendizados. Terminamos com a certeza de que na creche eles são felizes.
As educadoras das nossas unidades de creche, dispostas a ensinarem novas linguagens de mundo para os pequenos, estão diversificando os materiais de aprendizagem, sendo um deles o brinca heurístico: com a ajuda dos pais, transformaram qualquer objeto do cotidiano da criança em brinquedo.
Com isso, tanto os bebês quanto as crianças estão vivenciando diversos tipos de experiências. Expressando e compreendendo os diversos tipos de linguagem. Dentre as atividades, estão: cantinhos interativos; caça ao tesouro; festa do pijama; citações no ateliê; apresentação de teatro, trabalhando as diferenças; e decoração dos armários. Tudo é construído a partir do que eles trazem como conhecimento de mundo. No olhar de cada criança, pelas coisas e momentos em que elas vivenciam, aquele espaço se torna o melhor lugar do mundo.