Fundação Comunidade da Graça

Switch to desktop Register Login

O programa abrange hoje, quatro unidades de creche, nos bairros periféricos da zona leste de São Paulo: Tijuco Preto, Jd. Camargo Novo, Vila Nova Manchester e Vila Verde.

PilaresEdInfantil

Atendemos a 712 crianças de 0 a 3 anos em período integral, em parceria com as famílias, pois a cada projeto desenvolvido com a criança na creche, trabalhamos em paralelo com os pais através de informativos cujo objetivo além de informação e conhecimento, é a transformação social nos lares das crianças.

O programa é desenvolvido em parceria com a SME – Secretaria Municipal da Educação, órgão ligado a Prefeitura Municipal de São Paulo.

A proposta pedagógica do Centro de Educação Infantil ESPAÇO DA COMUNIDADE, está baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
Nossa proposta é de um trabalho com embasamento nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária por nós atendida – de 0 a 3 anos, cuidando e educando sem nos esquecer do viés da inclusão, da estimulação e das brincadeiras.

No CEI Espaço da Comunidade, cada momento é importante para o desenvolvimento da autonomia e capacitação das habilidades de nossas crianças.

Aproveitamos cada instante para ENSINAR E CUIDAR.

Conheça algumas de nossas atividades diárias com a criança abaixo.

 

Alimentação:

Acompanhadas por uma nutricionista especializada, nossa equipe de cozinha trabalha empenhada em oferecer uma alimentação de qualidade aos nossos pequeninos. Scomendoão oferecidas cinco refeições diárias: café da manhã, hidratação, almoço, lanche da tarde e jantar.

 

Estimulação:

Estimular um bebê vai, além do cumprimento das atividades escolares diárias; é promover garantias de sucesso no desenvolvimento de cada etapa, particularmente dos 0 aos 12 meses de vida.

 

Atividades da Vida Prática:

As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma fonte de auto-expressão. O brincar faz parte do planejamento pedagógico, não como um passatempo, mas como atividade dirigida que correlata à estimulação promove o desenvolvimento integral.

Estimulação da Linguagem Oral:

recrear

recreacao3

A programação do dia a dia da criança é um trabalho que começa a ser desenvolvido muito antes da execução propriamente dita. Nos CEIs Espaço da Comunidade, priorizamos a estimulação da linguagem oral desde os primeiros meses de vida, sendo a “hora do conto” e a “roda de conversa”, atividades importantes para o desenvolvimento da autonomia e capacitação das habilidades de nossas crianças.

Hora do sono:


Entendemos que o sono interfere no aprendizado das crianças. Quando os bebês dormem bem, seu rendimento físico e emocional é muito melhor. O sono, assim como a alimentação, é importante para nossa mente e nosso corpo funcionar normalmente. A “hora do soninho” faz parte de nossa rotina diária em que num ambiente calmo e higienizado nossas crianças descansam sob a supervisão do educador responsável.

 

colchoes

bercario

Projeto Acolhimento

Consideramos importante o período de adaptação de nossas crianças. Por esta razão, nossas educadoras planejaram minuciosamente o “Projeto Acolhimento”, onde cada atividade proposta, tem como objetivo promover uma adaptação segura e tranqüila, tanto para as crianças quanto para as famílias.