Uma Oportunidade de Crescer

Uma Oportunidade de Crescer

A Revista COMUNA da Igreja Comunidade da Graça em sua edição de agosto n°90, escreveu uma matéria sobre a trágica e atual crise econômica no Brasil, que em 2017 chegou a 13,8 milhões de desempregados (IBGE), mas, em contrapartida, apresentaram o nosso projeto SASF e o curso que realizamos em julho, levando 50 pessoas a se formarem em diversos cursos, e com a certificação, os formandos agora têm novas ferramentas para vencer o desemprego, encontrar oportunidades de trabalho e oferecer melhores condições de vida às suas famílias. Queremos agradecer a revista COMUNA que prestigiou nosso projeto e nosso trabalho em assistir o próximo em suas necessidades básicas de saúde, educação e bem-estar social, a fim de que se torne um cidadão pleno.
Veja abaixo a matéria completa:

O Brasil tem enfrentado uma das maiores crises econômicas de sua história. Neste ano, o desemprego atingiu a maior taxa desde 2012, um recorde histórico. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegamos aos 13,8 milhões de desempregados, o que representa 13,3% da população brasileira. Entre os jovens, o número é ainda maior: um em cada quatro não consegue uma oportunidade de trabalho.

Isso influencia diretamente nas relações familiares. Quanto mais a situação de desemprego se prolonga, mais a recolocação se torna difícil. E quando faltam condições básicas de vida, os laços acabam sendo afetados, causando um problema ainda maior.
A Fundação Comunidade da Graça se empenha em recuperar a integridade e a dignidade de cada ser humano, por isso desenvolve programas e projetos para oferecer auxílio em situações como essa, de falta de oportunidades de emprego. Um desses programas é o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio, o SASF.

O SASF funciona como uma proteção social básica a famílias em situação de risco, idosos ou pessoas com deficiência. A ideia é identificar quais são as necessidades de cada um e criar oportunidades para que as pessoas possam encontrar uma saída para a situação em que se encontram e, com o tempo, se sentirem seguras o bastante para caminhar com as próprias pernas.

O trabalho é socioeducativo e envolve diversas ações, como: visita domiciliar, cursos profissionalizantes e de especialização, oficinas, palestras e reuniões semanais. Dependendo da necessidade, as famílias também são encaminhadas a outros projetos da FCG para que possam ser supridas de todas as maneiras. Hoje, duas unidades do programa atendem mais de duas mil famílias.

No dia 4 de julho, uma grande festa comemorou os resultados do SASF na vida de 50 pessoas. Foi realizada uma cerimônia de formatura para aqueles que concluíram os cursos de capacitação nas áreas de artesanato, MDF, pintura em tecido, iniciação musical, confecção de bonecas e assistente de cabeleireiro.

O evento contou com a presença dos gestores da FCG e dos professores de todas as oficinas. Todos os que estavam presentes também puderam assistir às apresentações de música e dança da escola ENDKA.

Com a certificação, os formandos agora têm novas ferramentas para vencer o desemprego, encontrar oportunidades de trabalho e oferecer melhores condições de vida às suas famílias.

Em tempos de crise, é preciso voltar atenção especial aos lares brasileiros. A falta de oportunidades pode minar relacionamentos e, até mesmo, destruir famílias. A Fundação Comunidade da Graça trabalha incessantemente para que cada pessoa se sinta parte da sociedade e construa sua autonomia e autoestima.

Fonte: Revista Comuna, edição n°90, Agosto 2017

 

Uma oportunidade de crescer
Uma oportunidade de crescer
Uma oportunidade de crescer
Uma oportunidade de crescer
Uma oportunidade de crescer

Adicionar comentário

Contato