Aproveitamento integral dos alimentos: não ao desperdício

Aproveitamento integral dos alimentos: não ao desperdício

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas enfrenta dificuldades em relação ao desperdício durante as etapas da cadeia produtiva. Com relação ao total de alimentos desperdiçados, estes já são percebidos na colheita do produto, que paira em torno de 10%, seguido das etapas de transporte e industrialização, somando 50%. Além dessas etapas, as perdas se estendem também a comercialização 30% e, ainda, 10% que são que são desperdiçados durante o seu preparo (ONU, 2012).

Pensando nisso, as estagiárias da FCG e estudantes da UNIP realizaram uma intervenção junto aos nossos usuários, para que os mesmos deixem de desperdiçar o seu alimento durante o preparo e consumo.

Aprofundando a pesquisa sobre esse tema, segundo o próprio Ministério, a pesquisa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Agropecuária (EMBRAPA), aponta que no Brasil os desperdícios com hortaliças atingem 37 quilogramas (kg) por pessoa em um ano, sendo que neste mesmo período o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) afirma que são consumidos em média, apenas 35 kg por pessoa. Estes órgãos apontam que se os alimentos desperdiçados fossem utilizados de maneira consciente poderiam alimentar em torno de 35 milhões de brasileiros (EMBRAPA, 2014; MAPA, 2007).

Uma das maiores causas do desperdício é a inadequada manipulação, isso ocorre devido a falhas nos processos de corte com excessiva retirada de cascas e aparas. A melhor maneira de evitar o desperdício de alimentos seria a utilização de todas as partes dos alimentos (STORK et el., 2013).

As partes não “aproveitáveis” dos alimentos poderiam ser utilizadas enfatizando o enriquecimento alimentar, diminuindo o desperdício e aumentando o valor nutricional das preparações, pois talos e folhas podem ter mais nutrientes do que a parte nobre do alimento, como por exemplo a casca das hortaliças que são fontes de fibras, vitaminas e minerais e atuam no organismo como antioxidantes combatendo o envelhecimento da pele, além disso, regulam o intestino, previnem a anemia e auxiliam no processo de cicatrização (MARCHETTO et al., 2008; CARDOSO et al., 2015).

Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que economia, significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar e respeitar a natureza. A utilização integral dos alimentos possibilita uma maneira de incrementar a culinária diária, com a criação de novas receitas, além de enriquecer nutricionalmente a dieta, proporcionando mais fibras, vitaminas e minerais (SAMPAIO et al., 2017).

O texto e as interversões foram realizadas pelas estagiárias da FCG e alunas da UNIP: Larissa, Tatiane e Regina.
Supervisora da Faculdade UNIP: Talita Pessoa.
Nutricionista responsável da FCG: Sandra Bernardis.
REFERÊNCIAS:
CARDOSO, F. T., FRÓES S. C., FRIEDE R., MORAGAS C. J., MIRANDA M. G., AVELAR K. E. S. Aproveitamento integral de alimentos e o seu impacto na saúde. Rev. Sustentabilidade em debate, v.6, n.3, p.131-143, 2015. Disponível em: https://goo.gl/VFtwWA.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Pesquisas da Embrapa buscam formas de evitar o desperdício de alimentos. Portal do planalto. Publicado em 15 de ago. 2014. Disponível em . Acesso em: 10 jun. 2018.

MARCHETTO, A. M. P., ATAIDE H. H., MASSON M. L. F., PELIZER L. H., PEREIRA C. H. C., SENDÃO M. C. Avaliação das partes desperdiçadas de alimentos no setor de hortifrúti visando seu reaproveitamento. Rev. Simbiologias, v.1, n.2, p.1-12, 2008. Disponível em: https://goo.gl/T9yh9M MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA.
O Papel dos Bancos de Alimentos na Redução dos Desperdícios de Alimentos. 2007. Disponível em . Acesso em: 10 jun. 2018.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. FAO discute produção mundial de alimentos. FAO notícias 2012. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2018.

SAMPAIO, I. S., FERST E. M., OLIVEIRA J. C. C. A ciência na cozinha: reaproveitamento de alimentos, nada se perde tudo se transforma. Rev. Ensino de ciências, v.12, n.4, p.60-69, 2017. Disponível em: https://goo.gl/eDEim8
STORK, C. R., NUNES G. L., OLIVEIRA B. B., BASSO C. Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: composição nutricional, aproveitamento na alimentação e análise sensorial de preparações. Rev. Ciência rural, v.43, n.3, p.537-543, 2013. Disponível em: https://goo.gl/q7jHBW

Adicionar comentário

Contato