Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21 de Setembro – o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O dia 21 de setembro foi instituído no ano de 2005, embora já se comemorasse desde 1982. Uma trajetória de avanços e um caminho a trilhar composto com muitos desafios. Exatamente pelos desafios que ainda são impostos na sociedade que o dia nacional, é de luta, resistência e inclusão. Essa data foi escolhida pela sua gama de significância. Setembro é o mês em que recebemos a primavera e com ela todas as flores renascem, um comparativo bastante simbólico referente à luta que sempre se renova.

Mas você pode estar pensando, Luta por quê? Em uma sociedade repleta de desigualdades sociais, preconceito, desafios, cabe a todos nós a contínua luta pela garantia e efetivação dos direitos. A luta pela inclusão, a luta pela dignidade humana. A luta por ser percebido e ouvido. Luta por ser quem somos.

Para compreendermos melhor há quem esse dia se refere, precisamos observar o que a Lei nº 13.146/15 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) nos indica:

“a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”

Entendo que quando nos referimos a um dia de luta, estamos considerando todos os desafios que precisamos vencer dia após dia para que seja garantido os direitos, o respeito e a inclusão.

Um dos avanços que considero bastante relevante e importante foi à mudança da nomenclatura. Muitos podem achar que é apenas um jogo de palavras, mas não. Sabemos que a linguagem é um fator importantíssimo, é por meio dela que nos comunicamos e nos identificamos.

Ao pararmos de usar o termo “deficiente” para “pessoa com deficiência” paramos de identificar os indivíduos pelos seus impedimentos sejam físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais, e passamos a enxergá-los como sujeitos de direitos. Deixamos os estereótipos de lado e compreendemos que a deficiência não impede nenhuma pessoa de ser quem ela deseja ser.

Mas embora muitos avanços estejam acontecendo, ainda temos como desafio a inclusão efetiva das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e nas instituições de ensino.

Diversas ainda são as dificuldades de uma inclusão efetiva. Nas escolas, por exemplo, temos desafios a serem vencidos, visto que embora haja diretrizes e leis, sabemos que grande parte dos profissionais ainda não estão preparados para utilizar de outros tipos de ferramentas e instrumentos que promovam a inclusão sem que gerem ainda mais exclusão.

A colocação no Mercado de Trabalho também é um desafio a ser superado. Muitas empresas, organizações já estão mudando seus hábitos, e passando a dar voz e vez para as pessoas com deficiência. A Fundação Comunidade da Graça vem realizando um trabalho excelente de Luta e inclusão das pessoas com deficiência. Trazendo acolhimento, autonomia e fortalecimento, a FCG vem mudando vida de muitas pessoas!

A luta é uma constante. Basta estarmos alinhados com as escrituras para sabermos que o coração de Deus arde para que seus filhos se posicionem em favor uns dos outros. Deus ama quando entendemos que a luta do nosso irmão é a nossa luta também. Você também foi chamado para isso!

Links para as três entrevistas com os funcionários da Fundação Comunidade da Graça.
André: https://www.fcg.org.br/blog-fundacao/259-amor-que-transforma-andre
Agnaldo: https://www.fcg.org.br/blog-fundacao/222-amor-que-transforma-guina
Marcelo: https://www.revistacomuna.com.br/comunidade/396-marcelo

Escrito por: Isabelle Pereira, 25 anos, Assistente Social em um SAICA da Zona Leste de São Paulo, voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato