Capacitação Profissional em Tempos de Crise

Capacitação Profissional em Tempos de Crise

Sabemos que a taxa de desemprego tem sido alta nos últimos anos, principalmente devido à crise econômica que o Brasil tem enfrentado. As expectativas de quando o país de fato vai superar esta situação não são das mais animadoras, já que de acordo com os economistas demorará anos até que o país se recupere e esteja estabilizado economicamente.

Mas em meio a tantas notícias desanimadoras, também observamos o brasileiro se posicionar diante das dificuldades, arregaçar as mangas, buscar novas possibilidades de ocupações e oportunidades profissionais, a fim de garantir o sustento em seus lares. Por isso, o número de trabalhos informais (sem carteira assinada) têm crescido consideravelmente em todo o país e até novas profissões, produtos e serviços têm surgido. Diante deste cenário, há várias oportunidades para a realização de cursos profissionalizantes gratuitos em todo o país, como em Instituições de Ensino Governamentais e através de obras sociais no Terceiro Setor.

Nós, da Fundação Comunidade da Graça, temos oferecido cursos profissionalizantes e programas para pessoas de baixa renda, com a finalidade de proporcionar oportunidade de crescimento, desenvolverem de novas habilidades profissionais e auxiliar para que as pessoas enfrentem esta crise de cabeça erguida e consigam sustentar suas famílias. Alguns destes programas são: cursos profissionalizantes em nossos espaços como no Polo da Beleza, na Escola de Moda.

O Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica no Domicílio, SASF tem como objetivo principal identificar as necessidades, prestar apoio nas emergenciais e apresentar um novo caminho profissional através de cursos gratuitos, como Oficina de Aromatizantes, Oficina de MDF e a Oficina de Barbearia.

Em relação aos cursos que oferecemos em nosso espaço Polo da Beleza, estão disponíveis cursos de manicure, pedicure, maquiagem, ajudante de cabeleireiro, designer de sobrancelhas e depilação. O Polo de Moda oferece curso de corte e costura. E há cursos de empreendedorismo sobre como abrir o próprio negócio.

Ainda em relação ao desemprego, há capacitação de qualidade em todo o país, por isso, olhe para o futuro com esperança e se proponha a aprender novas habilidades profissionais.

Aprofundando-se no programa “Polo de Beleza”, que é oferecido na sede da FCG, são atendidas aproximadamente 200 mulheres a cada ano, sendo que uma média de 7 a cada 10 formandas consegue uma oportunidade de emprego.

Ajude-nos a manter essa iniciativa da Fundação Comunidade da Graça: seja um mantenedor! Acesse fcg.org.br/mantenedor.

Escrito por: Keisy Caroline, 22 anos, bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e voluntária na FCG.

Adicionar comentário

Contato