Conselho Tutelar: Você sabia que pode votar?

Conselho Tutelar: Você sabia que pode votar?

Domingo, 6 de outubro, ocorrerá a votação para eleger os conselheiros tutelares, cujo mandato vai de 2020 até 2024 e suas funções estarão relacionadas a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Veja um pouco mais sobre o Conselho Tutelar e como votar a seguir.

O que é o Conselho Tutelar?

Em suma, em situações onde haja abuso, físico ou emocional, sobre um menor de idade, o Conselho Tutelar é acionado e então age por meio de denúncias, encaminhamento aos órgãos responsáveis e aconselhamento (aos menores e aos pais, familiares e afins), buscando o melhor para os menores de idade.

A importância de votar

Desde a primeira infância, onde o “brincar” e o “interagir” são fundamentais para o desenvolvimento socioemocional da criança, até a educação e o pensar na fase adolescente, existem inúmeros benefícios à formação do indivíduo como pessoa.

Dentro desse contexto, a votação para eleger conselheiros tutelares é de interesse de todos, visto que as crianças e os adolescentes são parte crucial no desenvolvimento de uma sociedade consciente e inclusiva.

Vamos, juntos, fazer a nossa parte para assegurar que eles possuam infância e adolescência saudáveis, que tenham o direito de brincar, de conhecer, de aprender e de serem felizes.

Faça a sua parte, vote!

Para mais informações, como candidatos à eleição, zonas eleitorais e locais de votação, clique aqui para acessar o site da Prefeitura de São Paulo.

Adicionar comentário

Contato