A Importância do Brincar na Infância

A Importância do Brincar na Infância

Segundo o dicionário Michaelis o brincar é: “Divertir-se com jogos infantis; entreter-se com objetos ou atividades lúdicas; simular situações da vida real; distrair-se, folgar, recrear-se”.
Conforme a definição, observamos que o brincar é necessário e que nós, adultos, também o fazemos, afinal, também folgamos e nos distraímos, mas de maneiras diferentes.    

Mas, por que é importante o brincar na infância?   

O brincar na infância proporciona o autoconhecimento corporal, fortalece o desenvolvimento afetivo, a atenção, o autocontrole e a inteligência emocional, além de desenvolver o trabalho em equipe e auxiliar no estabelecimento de regras e limites.

Portanto, através da ludicidade é que começa o processo da criança se expressar melhor, desenvolver suas próprias opiniões e aprender que nem sempre as opiniões serão iguais e respeitar a diversidade delas.

Através de jogos e brinquedos, a criança recria situações cotidianas já observadas usando símbolos; através da criatividade, aproximando as funções e tarefas que farão no futuro durante aquele momento, criando autonomia na tomada de decisão. As brincadeiras de faz de contas, por exemplo, como escolinha, teatrinho e afins contribuem para a dramatização.

As crianças não precisam dos brinquedos mais caros, maiores ou mais bonitos. O mais importante é que haja liberdade e estímulos para que a criatividade seja desenvolvida.

Por isso, estimule as crianças que são próximas a você a brincar!

Texto escrito por: Keisy Carolin, 22 anos, bacharela em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e voluntária na FCG.

Adicionar comentário

Contato