Câncer de Mama: Fui diagnosticada, e agora?

Câncer de Mama: Fui diagnosticada, e agora?

A descoberta de qualquer câncer é vista como um beco sem saída, em maioria das vezes. É inevitável pensar nessa condição sem fazer uma associação quase que imediata com a morte e uma vida fadada entre idas e vindas às sessões de quimioterapia ou até mesmo crer que algo externo condicionou isso; uma pesquisa realizada pela Pfizer em conjunto com a SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), mostrou que 54% das pessoas que possuem câncer creem que o câncer foi desencadeado por mágoa ou castigo. Um turbilhão de emoções surge após receber a notícia, mas e depois? O que fazer após receber o diagnóstico?

Em média, 163 diagnósticos de câncer de mama são recebidos diariamente, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), totalizando, aproximadamente, 59.495 casos por ano. Além disso, uma em cada doze mulheres será diagnosticada com câncer de mama. Parece ser um número assustador, e realmente o é. Mas, com o passar dos anos houve um grande avanço no tratamento, com novas formas para proporcionar ao paciente uma melhor qualidade de vida.

De acordo com o estadiamento (fase em que a doença se encontra) e o tipo de tumor, o tratamento pode variar. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.
Além de todos os processos médicos relacionados diretamente ao câncer, é necessário se cuidar psicologicamente, buscando suporte com profissionais da área para lidar melhor com a situação. Mais necessário ainda é não deixar de realizar suas atividades cotidianas: continue saindo com sua família, trabalhando, se exercitando e aproveitando sua vida ao máximo.

O câncer chega abalando todos ao seu redor, mas com uma rede de apoio forte, conhecendo bem o seu caso e conversando com outras pessoas que passaram pela mesma situação, com certeza tudo ficará mais tranquilo.

Fontes: OncoGuia, INCA e SUS.

Adicionar comentário

Contato