Dia da Abolição da Escravatura no Brasil

Dia da Abolição da Escravatura no Brasil

A Abolição da Escravatura não foi marcado apenas pela assinatura da Lei Áurea, mas por pequenos acontecimentos.

O processo abolicionista começou a ter leis efetivas por pressão dos ingleses e de diversos países. A partir de 1831, a Lei Feijó foi estabelecida. Esta lei foi resultado de um compromisso feito desde 1820, que proibia o tráfico negreiro; porém, ao contrário do esperado, a lei não foi muito efetiva em nosso país, por isso o tráfico permaneceu acontecendo. Então, em 1850 a Lei Eusébio de Queirós, que proibia definitivamente o tráfico negreiro no Brasil, foi instituída; entretanto, permitia que negros que chegaram após 1831, permanecessem escravizados.

Importante mencionar que, durante todo este período, havia revoltas do povo contra a escravidão e, por parte de diversos países, uma alta pressão - todos estes movimentos abolicionistas ganhavam cada vez mais força. Em 28 de Setembro de 1871, a Lei do Ventre Livre decretou que todo nascido a partir daquela data seria livre aos 8 anos e com indenização paga pelo Governo ao senhor da mãe ou até que o menor completasse 21 anos de idade sem indenização do Governo ao senhor. Até que finalmente, em 13 de maio de 1888 após ter passado pela aprovação do Senado, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que aboliu de vez a escravidão em todo o país.

Infelizmente, hoje, 132 anos após a assinatura da Lei, o racismo persiste, é velado, estrutural, um preconceito escondido. Mas, olhando para o nosso passado, sabemos que para vencê-lo, devemos, como sociedade, levantarmos a voz e buscarmos de degrau a degrau conquistar todos os espaços e a igualdade de cor.

Um dia de reflexão. Um dia de ser a resposta!

Escrito por: Keisy Carolin, 22 anos - Publicitária, produtora de conteúdo e voluntária na FCG.

Adicionar comentário

Contato