Dia da Ciência e Cultura

Dia da Ciência e Cultura

Dentre a lista de datas comemorativas não tão conhecidas aparece no dia 05 de novembro o Dia da Ciência e da Cultura. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Rui Barbosa - nome importante para o jornalismo, literatura e diplomacia do Brasil – e instituída por meio da Lei 5.579, de 1979.

Mas qual a importância dessa data e desse tema?

O objetivo oficial é fomentar o estímulo de expressões culturais e da produção científica em todo o território nacional, entendendo que ambas são complementares, uma vez que por ciência entende-se a produção de conhecimento por meio de técnicas bem definidas e que permitem questionamento e replicação, fugindo dos perigos do senso comum. Já a cultura é a soma de crenças, costumes, leis, artes e quaisquer hábitos compartilhados por indivíduos de uma mesma sociedade – embora sejam de difícil definição.

Ciência e cultura relacionam-se, portanto, com a forma de conhecimento e de socialização. Juntas, permitem uma análise certeira sobre a forma de funcionamento de determinado país: quais são os padrões de comportamento, as preferências, as prioridades, as formas de lidar com conflitos e de solucionar as demandas da população.

Vale ressaltar ainda que a ciência se divide de forma bastante desigual no mundo, em grande medida refletindo a desigualdade econômica e social. Paradoxalmente, o desenvolvimento científico é um dos caminhos para a amenização dessas circunstâncias. Já as culturas, em suas pluralidades e diferenças, contam muito da história dos povos e carregam pistas significativas de sua trajetória. Ambas necessitam de proteção e ambas provocam curiosidade que merecem (e devem) ser estimuladas, especialmente nas crianças e nos adolescentes.

Na Fundação Comunidade da Graça a ciência e a cultura são fortemente valorizadas, aparecendo como práticas do cotidiano por meio de atividades lúdicas e de componentes pedagógicos na Educação de crianças e adolescentes.

Escrito por Mayara Xavier, 24 anos, mestranda em mudança social e participação política pela USP, pesquisadora e voluntária da FCG

Referência bibliográfica:
https://ftd.com.br/eventos/dia-nacional-da-cultura-e-da-ciencia/
https://www.politize.com.br/o-que-e-ciencia/

 

Adicionar comentário

Contato