Dia Nacional da Alfabetização

Dia Nacional da Alfabetização

Desde o início dos tempos temos a necessidade de nos comunicar para sobreviver, e no decorrer nos anos, foram feitas adaptações conforme a necessidade daquela determinada localidade, no entanto, para que haja um maior número de pessoas que saibam ler e escrever é necessário que desde a infância seja feita a alfabetização.

O objetivo da alfabetização nada mais é do que ensinar alguém a ler e escrever no idioma do respectivo país em que ela vive. Alguns países têm alto índice de alfabetização, resultando em um país com grande índice de desenvolvimento, e até mesmo em um país de primeiro mundo, porém, nem todos os países vivem essa realidade.

No Brasil, o Dia Nacional da Alfabetização é comemorado dia 14 de novembro, devido ao fato que nesse mesmo dia, no ano de 1966, foram criados os antigos Ministério da Educação e da Saúde. Apesar da data ter sido criada há bastante tempo, pode-se dizer que o Brasil ainda tem um longo caminho pela frente, pois o país ainda se encontra com alto índice de analfabetismo.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, isso se referindo às pessoas de 15 anos ou mais. Apesar da queda, ainda temos cerca de 11 milhões de analfabetos no país e a redução desse número consta entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), mas para que haja uma diminuição nessa porcentagem são necessárias melhorias na educação.

A alfabetização é necessária para inclusão e desenvolvimento intelectual do indivíduo, mas além disso, o letramento também é importante, para que o indivíduo consiga interpretar os textos lidos e desenvolva o pensamento crítico, a partir disso, o país conseguirá avançar na educação.

Por conta disso, que na Fundação Comunidade da Graça, levamos tão a sério o assunto em nossas unidades de creche e colégios. Apoie lugares que também fazem isso. Apoie a nossa causa! Acesse: fcg.org.br/doe

Texto escrito por Catharine Senna, 25 anos, Bacharel em Jornalismo pela Uninorte e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato