Como desenvolver a consciência solidária nas crianças

Como desenvolver a consciência solidária nas crianças

Educar as crianças vai além de ensinar a ler, calcular e ter boas maneiras. É importante que a família e a escola também ensinem valores morais, para que a criança cresça e se torne um adulto bom e responsável. O primeiro dos “fundamentos norteadores” citados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é relacionado aos princípios éticos da autonomia, solidariedade, responsabilidade e respeito ao bem comum.

Visto isso, é importante que as crianças sejam educadas desde cedo para serem solidárias, isso contribui para a criação de um mundo melhor. E para desenvolver a consciência solidária nas crianças, bastam pequenos gestos e atitudes.

Abaixo temos 5 ações que podem ser feitas para ensinar as crianças a serem mais solidárias:

  1. Incentive a doação de itens usados: Conforme a criança cresce, as roupas deixam de caber, e o interesse por certos brinquedos diminui, e outros objetos são deixados de lado. Converse com ela sobre a doação desses itens, deixando claro e mostrando como esses brinquedos e roupas podem ser úteis e alegrar a criança que irá recebê-los.

  2. Seja um exemplo: A criança, desde muito pequena, copia gestos e comportamentos dos adultos ao seu redor. Assim, para desenvolver a consciência solidária nas crianças, também é necessário que os adultos que convivem com ela sejam solidários.

  3.  Leve o seu filho para doar junto com você: Na hora de realizar a doação dos brinquedos e roupas usados, visite com a criança o local para o qual eles são destinados. Além de incentivar a socialização entre os pequeninos, a experiência pode fazer com que a criança perceba pessoalmente a diferença que sua doação faz na vida dos outros.

  4. Estimule um ambiente cooperativo: Estudos comprovam que as crianças tendem a ser solidárias quando vivenciam um ambiente cheio de reciprocidade, afeto, confiança e respeito mútuo.

  5. Crie um cofrinho de doações: Estimule a criança a juntar moedas em um cofrinho e, em determinada data, abra o cofre e realize a doação do dinheiro junto com ela. Uma alternativa é utilizar o dinheiro para comprar um brinquedo ou roupa nova para a criança, e estimular ela a doar os que não vai usar mais.

O desenvolvimento da consciência solidária em crianças e jovens é bastante valorizado e estimulado pela Fundação Comunidade da Graça (FGC). A FGC, em um serviço junto com o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), oferece ações socioeducativas e atividades lúdicas, culturais e esportivas para as crianças e jovens em vulnerabilidade social.

Escrito por Jessica Caroline Lima, 20 anos, estudante de Ciência da Computação, pesquisadora e voluntária da FCG.

Referências Bibliográficas:
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. A construção da solidariedade na escola: as virtudes, a razão e a afetividade. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 32, n. 1,p. 49-66, Apr. 2006. Disponível em . Acesso em: 05 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100004.
CAMPOS, Maria Malta; FULLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 36, n. 127, p. 87-128, Apr. 2006 . Disponível em: . Acesso em: 08 Nov. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-15742006000100005.

Adicionar comentário

Contato