Dia Internacional dos Estudantes

Dia Internacional dos Estudantes

A palavra estudante é proveniente do latim studiosus, palavra que remete a pessoa dedicada. A data 17/11 é reconhecida como o Dia Internacional do Estudante. Essa data foi escolhida porque, no dia 17 de novembro de 1939, nove estudantes foram executados ao defender seu país, a antiga Tchecoslováquia, da invasão de tropas nazistas.

Nos primórdios da raça humana, os estudantes poderiam ser retratados como os mais jovens que imitavam o que os mais velhos faziam em relação a caça, a pesca, ao plantio, ou seja, o estudo limitava-se à observação e à repetição e assim essas práticas cotidianas de sobrevivência iam sendo repassadas através das gerações.

Na civilização antiga, os pequenos grupos de estudantes, nas famílias mais pobres, se reuniam para aprender os ofícios de seus pais e, nas famílias mais ricas, para aprender sobre leitura e escrita. Na Grécia e Roma antigas, onde o estudo desenvolveu-se mais, os grupos de estudantes eram formados tanto para o treinamento militar quanto para socialização básica das crianças.

Em meados do século XVII, um sistema de ensino público surgiu da necessidade de formar soldados e operários para servirem aos governos e, no início do século XIX, para suprir a necessidade por mão de obra qualificada decorrente das práticas comerciais que se intensificaram.

Percebe-se que, ao longo do tempo, a educação passou por grandes mudanças. O estudante sempre teve um papel de grande importância para a sociedade, pois sempre foi um propagador de desenvolvimento social, intelectual e tecnológico.

Hoje, com a informação disponível e acessível a um clique, todos podem ser estudantes a qualquer hora e em qualquer lugar, dessa forma a dedicação do estudante deve ir além de servir às necessidades da sociedade, deve também estar atrelada ao autoconhecimento como ferramenta para potencializar suas qualidades e mitigar suas fraquezas.

Texto escrito por Eliana Cerveira, 38 anos, Empreendedora em Conteúdo Digital e Voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato