Novembro Azul

Novembro Azul

Você conhece o Novembro Azul? Trata-se da campanha de conscientização a respeito de doença masculinas, enfatizando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Este movimento surgiu em 2003, na Austrália, tendo como símbolo da campanha o cultivo de bigode e criando assim o Movember (Moustache + November).

O principal objetivo desta campanha é reduzir o desconhecimento sobre a doença, estimular uma mudança de comportamento em relação à resistência do homem de ir ao médico e, especialmente, de quebrar o preconceito masculino de fazer o exame de toque retal.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, ocorrendo geralmente em homens a partir dos 50 anos, além daqueles com histórico familiar.

Cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Por isso é tão importante a realização do exame para detectar a doença precocemente, quando há maior chance de cura e o tratamento é menos invasivo.

O melhor cuidado ainda é a prevenção já que esta doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, dificultando o diagnóstico. Portanto, mesmo na ausência de sintomas, faça o exame preventivo regularmente e mantenha hábitos saudáveis como: ter alimentação saudável, praticar atividade física, não fumar e tratar pressão alta, diabetes e problemas de colesterol.

Neste ano, a pandemia que fez com que nossos hábitos mudassem, incluindo a rotina médica. Porém, o cuidado com saúde não pode ser negligenciado. O adiamento da consulta médica pode resultar no retardamento do diagnóstico de doenças que dependem da identificação precoce para o sucesso do tratamento, assim como é no câncer de próstata.

Mantenha a rotina médica em dia e, quando for ao médico, tome os cuidados necessários de higiene e prevenção ao COVID-19 como lavar as mãos e usar máscara o tempo todo.

Texto escrito por Mariana Tiemi Yamashita, 38 anos, Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP, profissional de Marketing e voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato