Solidariedade

Solidariedade

A solidariedade é o ato de ajudar os seus semelhantes, provocando, assim, uma rede de apoio e união, essa sendo emocional ou física. Sendo assim, atos solidários são extremamente importantes para a formação de uma sociedade unida e, também, democrática, além disso, ela desenvolve o caráter e a ética.

Evidentemente, a solidariedade está intrinsecamente ligada ao espírito de fraternidade. Esse espírito, mais precisamente, é o sentimento de união e é ele quem é, diferentemente do ego, o pai de todas as virtudes, sem ele a empatia, assim como a solidariedade, seriam impossíveis de existir.

A fraternidade vem com o objetivo de provocar uma mudança no modo de como enxergamos o mundo ao nosso redor. Quer isto dizer, ela nos faz ver a harmonia e toda a beleza que existe na diversidade, ela nos explica que não somos iguais, e nem deveríamos querer ser, pois é o diferente que enriquece o universo.

Tal qual, nos diferimos, entretanto, somos semelhantes - quando digo isso não me limito somente a humanidade - diálogo, igualmente, com todas as coisas vivas e não vivas que existem na vastidão do cosmos. Todos, absolutamente todos, devem possuir o espírito da fraternidade dentro de si, pois, como já citei nesse texto, é ela quem provoca a quebra do ego, gerando, assim, a implementação dos outros valores em nossas vidas.

Em conformidade com toda mudança de hábitos, a fraternidade deve ser desenvolvida e aprimorada todos os dias da nossa existência, mas como fazer isso? Simples, porém tão complexo para maioria das pessoas, comece a fazer atos solidários, pense no próximo, ame a si e se sinta incrível - mas entenda que ninguém é superior a ninguém - e que unidos poderemos mudar o mundo. Compreenda que tudo está interligado e que somos indivíduos diferentes, mas um só ser.

Escrito por Fernando Trevisolli de Britto, estudante do ensino médio e voluntário da FCG

Adicionar comentário

Contato