Dia Internacional dos Voluntários

Dia Internacional dos Voluntários

O trabalho voluntário pode ser definido como um trabalho não remunerado, espontâneo, que tem foco em promover atividades educacionais, culturais, científicas ou de assistência social. Essa ação pode ser prestada por qualquer pessoa e é direcionada a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.
De acordo com os dados divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra à Domicílios (PNAD) referentes ao ano de 2019, o trabalho voluntário no Brasil foi realizado por cerca de 6,9 milhões de pessoas. Onde, desses 6,9 milhões de brasileiros, 90,7% realizaram as ações por meio de empresas, organizações ou instituições e 79,6% estavam ligados a algum tipo de congregação religiosa, condomínio, sindicato, partido político, hospital, escola ou asilo. O número de pessoas com mais de 14 anos de idade dedicadas a algum tipo de trabalho voluntário somava 4%.

Os benefícios do trabalho voluntário

Realizar trabalhos voluntários, no âmbito pessoal, promove várias oportunidades de crescimento pessoal, como, por exemplo, aprender com os outros, enriquecer o currículo – aumentando as chances de conseguir um emprego -, obter experiência dentro da área de atuação, desenvolver ideias inovadoras, conhecer novas pessoas, e aumentar a empatia.
O trabalho voluntário também promove muitos impactos positivos na comunidade em que ele é realizado. A UNVolunteers - órgão das Nações Unidas responsável por estudar e estimular o crescimento do voluntariado no mundo - publicou um relatório em 2018 cujo tema era “O Laço que nos une: voluntariado e resiliência comunitária”. De acordo com esse relatório, o voluntariado local favorece estratégias coletivas para lidar e gerenciar riscos e crises e é especialmente importante para os grupos marginalizados e mais vulneráveis, já que as ações podem promover a diminuição da desigualdade social. Além disso, a colaboração dos voluntários pode ajudar a promover uma comunidade mais resiliente, ou seja, capaz de superar as adversidades.
No contexto econômico, um estudo realizado pela universidade norte americana John Hopkins, que realizou a coleta relacionadas ao voluntariado em 35 países, indicou que as ONGs envolvem cerca de 20% da população adulta em suas atividades, gerando cerca de 5% do PIB desses países. O estudo também aponta que, caso os valores produzidos pelas ONGs fossem somados, o total equivaleria à sétima maior economia do mundo.

Trabalho Voluntário na Fundação Comunidade da Graça

No ano de 2019 os voluntários da Fundação Comunidade da Graça (FCG) doaram mais de 130 mil horas para a realização do voluntariado e promoveram mais de R$1 milhão de economia.
Deseja ser voluntário conosco? Durante a pandemia, temos apenas ações online, sendo essas:

  • Teleatendimento (área da saúde)
  • Cursos/palestras
  • Contação de histórias
  • Edição de vídeos
  • Produzir conteúdo (blog)
  • Captação de recursos

Entre em contato com o nosso Whatsapp (11) 2672-1200 e saiba mais!
Escrito por Jessica Caroline Lima, 20 anos, estudante de Ciência da Computação, pesquisadora e voluntária da FCG.

Referências

BÔAS, B. V. IBGE: Antes da Pandemia, trabalho voluntário estava em tendência de baixa. Valor, Rio de Janeiro, 04 de junho de 2020. Disponível em: <https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/06/04/ibge-antes-da-pandemia-trabalho-voluntario-estava-em-tendencia-de-baixa.ghtml>. Acesso em: 01 Dez 2020.
ONU. El lazo que nos une: Voluntariado y resiliência comunitaria. Informe sobre el estado del voluntariado en el mundo, 29 de outubro de 2018. Disponível em: <https://www.un-ilibrary.org/economic-and-social-development/informe-sobre-el-estado-del-voluntariado-en-el-mundo-2018_19f56ee6-es>. Acesso em: 01 Dez 2020.

Adicionar comentário

Contato