Crie o hábito de ler

Crie o hábito de ler

A capacidade de leitura te permite saber sobre tudo, seja lendo o jornal ou um livro, é uma atividade inclusiva e possibilita que o indivíduo crie pensamento crítico, no entanto, não são todos que valorizam essa prática.

Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feito pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural e o Ibope Inteligência, 4,6 milhões de brasileiros perderam o hábito de ler. A principal culpada são as plataformas digitais, pois as pessoas estão preferindo ficar navegando pela Internet ou assistindo as plataformas streamings do que ler um livro ou qualquer material textual.

Para tentar fazer a diferença, você pode adotar alguns hábitos que despertem o interesse em ler mais através de quatro dicas:

  1. Faça um cronograma: às vezes, o que impede as pessoas de realizarem uma leitura são os afazeres do dia a dia, mas tudo é possível se nos organizarmos. Separe um horário e dia da semana para ler, não importando o gênero do livro.
  2. Comece lendo pequenos contos: Talvez ler um livro inteiro possa ser muito desafiador para quem não tem o hábito, então comece por leituras mais leves, como por exemplo contos. O importante é começar!
  3. Leia com amigos: Ler um livro pode ser bom, mas compartilhar com os amigos pode ser melhor ainda. Você pode fazer uma espécie de clube de leitura, onde você e seus amigos podem trocar livros, fazer recomendações e até debater.
  4. Busque textos de apoio: Há uma possibilidade de você não se contentar apenas com os livros ficcionais, então uma boa opção seria ler textos acadêmicos, os quais são possíveis encontrar no Google acadêmico e nas bibliotecas digitais de universidades brasileiras.

O hábito de ler é importante pois você se torna mais empático aos temas abordados na sociedade e evita a fala sem embasamento. Ler é importante, inclusivo e principalmente te faz viajar por lugares que jamais imaginaria no mundo real.

Por conta disso, que na Fundação Comunidade da Graça, levamos tão a sério o assunto em nossas unidades de creche e colégios. Apoie lugares que também fazem isso. Apoie a nossa causa! Acesse: fcg.org.br/doe

Texto escrito por Catharine Senna, 25 anos, Bacharel em Jornalismo pela Uninorte e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato