Saúde emocional em tempos de pandemia

Saúde emocional em tempos de pandemia

Isolamento social, perda de familiares e amigos, restrição da liberdade de ir e vir, perda de emprego e renda, aprendizado remoto, distanciamento da família e dos amigos, adaptação a novos hábitos, todas essas são situações trazidas pela pandemia decorrente da COVID 19.

Diante desse contexto, sentimentos como desamparo, tristeza, medo, preocupação e impotência são maximizados e desencadeiam o surgimento de problemas emocionais, mentais e até físicos como: stress, ansiedade, depressão, distúrbios do sono entre outros.

Um exemplo disso é que termos ligados a transtornos mentais tiveram alta de 98% nas ferramentas de buscas na internet durante a pandemia e entre as três perguntas mais buscadas em 2020 com a expressão "como lidar", duas estão relacionadas a ansiedade e depressão, conforme dados fornecidos pelo Google ao jornal O Estado de S. Paulo.

Outro dado importante foi divulgado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizou uma pesquisa on line com 1.996 participantes e apontou que entre os entrevistados 80% sentiu-se mais ansioso, 68% teve sintomas depressivos, 65% expressaram sentimentos de raiva, 63% apresentaram sintomas somáticos (queixas físicas persistentes relacionadas a questões emocionais) e 50% relataram alterações no sono.

Em decorrência dos efeitos psicológicos causados pelo novo coronavírus, especialistas apontam que a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável, o estabelecimento de uma rotina de sono e a atenção para si e para o outro são algumas prudências necessárias e que podem amenizar os transtornos psicológicos em tempos de crise.

Sendo assim, o cuidado com a saúde mental não só é relevante, mas crucial para evitar que problemas psicológicos se agravem e para que situações atípicas, como as ocasionadas pela COVID-19, sejam enfrentadas de forma mais abrangente e resiliente pelos indivíduos.

Segue link da live em que entrevistamos a psicóloga Eunice Reinaldo sobre esse tema: https://youtu.be/QaHeFCrWe3w

Texto escrito por Eliana Cerveira, 38 anos, Empreendedora em Conteúdo Digital e Voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato