Atos para 2021

Atos para 2021

O ano de 2020 foi difícil e desafiador para todos nós. Tivemos que nos adaptar a uma forma de vida totalmente diferente, em que tivemos que passar a maior parte do tempo em casa e tivemos que nos distanciar de muitas pessoas que amamos. Nossos hábitos e nossa rotina sofreram muitas mudanças. E diante disso tudo, nossa saúde mental, física e emocional pode ter sofrido impactos.

Mas 2021 chegou com a esperança de mudanças positivas. E para isso, é essencial buscarmos metas de priorizar a nossa saúde e sermos solidários, ajudando também outras pessoas a priorizarem a saúde. Para alcançar esses metas, a seguir estão alguns exemplos de atos que devemos praticar neste ano:

1- Melhorar a alimentação: Segundo o Ministério da Saúde, a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para a obtenção dos nutrientes de que precisamos e para a manutenção da nossa saúde. Diante disso, é sempre importante procurar entender sobre a nossa alimentação e o quanto isso afeta o nosso bem-estar e buscar orientações de profissionais de saúde, como nutricionistas ou nutrólogos.

2- Cuidar da saúde mental: vivemos em um mundo com muitas informações e acontecimentos, o que eventualmente pode nos ocasionar ansiedade, incertezas, medos e diversas outras sensações e sentimentos. Cuidar da nossa saúde mental é essencial para manter o bem-estar e saúde do corpo. Por isso, busque formas de cuidar da sua mente, e sempre que sentir necessidade procure a ajuda de um profissional como um psicólogo ou um psiquiatra.

3- Lavar sempre as mãos: 2020 nos mostrou a importância do hábito de lavar as mãos para prevenção de doenças. Diante disso, sempre lavar corretamente as mãos é um ato essencial que deve ser praticado para garantir a saúde.

4- Evitar estresse excessivo no trabalho: Segundo o Ministério da Saúde, o estresse é uma reação natural e biológica necessária para a adaptação às situações novas. Contudo, em excesso, pode ocasionar comprometimentos físicos em forma de doença. O ambiente de trabalho pode, muitas vezes, proporcionar estímulos estressores, e portanto, buscar evitar o estresse excessivo nesse ambiente é essencial. Algumas medidas preventivas do estresse, segundo o Ministério da Saúde, são ter uma boa alimentação e realizar atividades físicas.

5- Colocar a vacinação em dia: a vacinação é um meio eficaz para prevenção de diversas doenças existentes. Diante disso, manter a vacinação em dia é de grande importância para a saúde. Então, é essencial conferir a carteira de vacinação e verificar se está em dia, e caso não esteja, ir a um posto de saúde e atualizá-la.

6- Ter mais solidariedade: é possível ajudar outras pessoas a também garantir mais saúde e bem-estar nesse ano. Para isso, uma ótima forma de ter mais solidariedade é do-ando para uma instituição social. Você pode doar para a FCG e ajudar quem mais precisa. Para fazer a sua doação, basta acessar o site: fcg.org.br/doe

Escrito pela voluntária Andressa Magalhães da Silva, 23 anos, estudante de Biomedici-na e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato