Dia do Farmacêutico

Dia do Farmacêutico

O Dia do Farmacêutico é comemorado no Brasil todo dia 20 de Janeiro desde 2.010. No entanto, essa ideia foi discutida a partir de 1941, quando um dos membros questionou a ausência de uma data comemorativa, em uma das comemorações pelo dia da Fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), também nesta data. Segundo o dicionário priberam “farmacêutico é a pessoa que é responsável por uma farmácia”, mas acreditamos que é além disso.

Afinal, é também o profissional que nos orienta e nos informa, apesar de não dar o diagnóstico, é a pessoa que consegue traduzir aquela escrita que parecia indecifrável aos nossos olhos. A farmácia também presta outros serviços, a fim de cuidar das necessidades de saúde daquela comunidade. É tão bom encontrar farmacêuticos interessados em ajudar, seja comentando sobre aquele remédio que está com um desconto especial ou trazendo as novidades sobre a gratuidade deles, como é o caso do tratamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e asma).

Inclusive, para solicitar o seu medicamento gratuitamente, basta procurar por Unidades Básicas de Saúde, que tenham o serviço de farmácia, com sua receita médica, os seus documentos de identificação e o cartão do Sistema Nacional de Saúde (CNS) SUS. Ou procurar por farmácias populares, como a da Fundação Comunidade da Graça que, em parceria com laboratórios e ajuda de voluntários, oferece gratuitamente remédios à população.

Especialmente para os idosos que já foram acometidos por alguma doença e, normalmente, necessitam de mais remédios é extremamente valioso saber que há uma lista de medicamentos gratuitos por direito, conforme o Estatuto do idoso (Lei 10.741/2003).

Parabéns aos Farmacêuticos, que amam a sua profissão e fazem dela mais do que uma dura jornada com escalas longas e quase que ininterruptas

Escrito pela voluntária Camila Rubio, 31 anos, Estudante de Letras pela Anhembi Morumbi é voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato