Olhando para o nosso próximo

Olhando para o nosso próximo

Você já parou para se perguntar como seria o mundo se as pessoas se preocupassem com os demais como se preocupam consigo mesmas?

O Brasil é um dos países com maior índice de desigualdade (sétimo país até o ano de 2020), sendo as regiões Norte e Nordeste as mais precárias em IDH’s (Índice de Desenvolvimento Humano).

Embora os números ainda sejam preocupantes, a desigualdade tem sido reduzida aos longos dos anos e, estima-se que por conta dos programas sociais como o Bolsa Família, o número de pessoas que saíram da situação de extrema pobreza é equivalente a 13% da redução de desigualdade.

Temos como os principais fatores:

  • Falta de acesso à educação adequada.
  • Baixa nos salários
  • Pouco acesso a serviços públicos básicos: transporte, saúde, entre outros.

E viver nessa situação isola essa parte da população das demais, gerando uma sensação de não pertencimento à nossa sociedade e fazendo com que se sintam envergonhados, deixados de lado e sem ter a quem recorrer. Essa sensação pode desencadear, inclusive, problemas psicólogos. Sabe-se que, é dever do estado proporcionar moradia e vida de qualidade para todos de maneira igualitária, mas quando esse sistema falha qual pode ser a solução?

Comece por analisar a situação do próximo, procure onde a sua ajuda é necessária porque lugares aceitando doações e serviço voluntário estão sempre de portas abertas.

A Fundação Comunidade da Graça, com a ajuda de funcionários, mantenedores, parceiros e voluntários, oferece uma forma dessas pessoas se reerguerem através de doações, educação e assistência social.

Essas ações impactam na vida dessas pessoas que necessitam e também na vida de quem está ajudando!

Quando pararmos de olhar apenas para nós mesmos, encontraremos uma forma de trabalhar em conjunto para que todos tenham uma vida estável e segura e, quem sabe assim, todos seremos mais felizes e completos.

Escrito pela voluntária Thainá Brandão, 23 anos, estudante de Jornalismo e voluntária FCG

Adicionar comentário

Contato