Dia Internacional da Leitura Infantil

Dia Internacional da Leitura Infantil

2 DE ABRIL: DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Por que 2 de abril? Porque essa é a data do aniversário de Hans Christian Andersen, um dos maiores nomes da literatura infantil, criador de “A pequena sereia”, “O soldadinho de chumbo”, “O patinho feio”, entre outros títulos. Na biografia desse escritor percebemos que as dificuldades da infância extremamente pobre não foram impedimento para o contato com a leitura, porque o pai, sapateiro, contava diversas histórias ao filho, colocava-o em contato com a literatura e permitia o desenvolvimento da criatividade.

O G1 informou que a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-livro identificou que o hábito de ler cresceu entre as crianças de 5 a 10 anos de idade, passando de 67% para 71%. Porém, a porcentagem diminui conforme a idade aumenta: entre 14 e 24 anos houve a maior redução do número de leitores em razão da concorrência com a tecnologia.

Outra informação importante é que a qualidade da educação está ligada à habilidade de leitura. O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) é um programa que avalia a educação pelo mundo em três categorias: leitura, matemática e ciências. Na última prova realizada, em 2018, o Brasil teve um dos dez piores desempenhos do mundo em matemática, ficou estagnado no ranking de leitura e caiu de posição em ciências.

Você sabe como um hábito é construído? Sendo cultivado no quotidiano até se tornar parte da rotina. Esse hábito precisa ser associado a um momento de diversão e não de obrigação para que a criança não tenha a sensação de que está sendo castigada.

O incentivo à leitura traz vários benefícios para a criança:

  •  Porta de entrada para a escrita;
  • Aumento de vocabulário e melhora da ortografia;
  • Desenvolvimento da habilidade de compreensão de texto;
  • Melhora da organização do pensamento, do desenvolvimento de visão crítica e da capacidade argumentativa;
  • Identificação clara dos sentimentos;
  • Ampliação da visão de mundo.

A missão da FCG é contribuir para a transformação social e uma das formas de fazer isso é por meio da educação, por isso, em todos os nossos programas educacionais (CEI, Colégio da Comunidade e Colégio Espaço da Comunidade) a leitura se revela fator essencial para a mudança de vidas.

Estimule seu filho a ler! Quem sabe ele não é o próximo Hans Christian Andersen?!

Escrito por: Priscila Mastop Pinho, graduanda em Relações Internacionais e voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato