Dia da Educação

Dia da Educação

Hoje no dia da Educação precisamos lembrar sobre um documento de extrema relevância que foi elaborado na Conferência Mundial de Educação para Todos em 1990, na Tailândia. A Declaração Mundial sobre Educação para Todos, no documento você encontra diversas abordagens sobre as necessidades básicas de aprendizagem, e seu objetivo principal é determinar compromissos mundiais para garantir que todas as pessoas acessem os conhecimentos básicos indispensáveis para uma vida com dignidade, para que assim possamos alcançar uma sociedade mais igualitária e justa.

No documento constam 10 artigos:

1- Objetivo: Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem

Discorre sobre o fato que cada pessoa – criança, jovem ou adulto – deve estar em condições de aproveitar oportunidades educativas. Outro objetivo do desenvolvimento da educação é o enriquecimento dos valores culturais e morais comuns. Por fim a educação básica é a base para a aprendizagem e o desenvolvimento humano permanentes, sobre a qual os países podem construir, sistematicamente, níveis e tipos mais adiantados de educação e capacitação.

2- Uma visão abrangente e um compromisso renovado: Expandir o enfoque

É necessário um enfoque abrangente, capaz de ir além dos níveis atuais de recursos, das estruturas institucionais, dos currículos e dos sistemas convencionais de ensino, para construir sobre a base do que há de melhor nas práticas correntes. Existem hoje novas possibilidades que resultam da convergência do crescimento da informação e de uma capacidade de comunicação sem precedentes. Devemos trabalhar estas possibilidades com criatividade e com a determinação de aumentar a sua eficácia.

3- Universalizar o acesso à educação e promover a equidade

A educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades.

4- Concentrar a atenção na aprendizagem

A educação básica deve estar centrada na aquisição e nos resultados efetivos da aprendizagem, e não mais exclusivamente na matrícula, frequência aos programas estabelecidos e preenchimento dos requisitos para a obtenção do diploma.

5- Ampliar os meios e o raio de ação da educação básica

A diversidade, a complexidade e o caráter mutável das necessidades básicas de aprendizagem das crianças, jovens e adultos, exigem que se amplie e se redefina continuamente o alcance da educação básica

6- Propiciar um ambiente adequado a aprendizagem

As sociedades devem garantir a todos os educandos assistência em nutrição, cuidados médicos e o apoio físico e emocional essencial para que participem ativamente de sua própria educação e dela se beneficiem.

7- Fortalecer alianças

As autoridades responsáveis pela educação aos níveis nacional, estadual e municipal têm a obrigação prioritária de proporcionar educação básica para todos. Não se pode, todavia, esperar que elas supram a totalidade dos requisitos humanos, financeiros e organizacionais necessários a esta tarefa.

8- Os requisitos: Desenvolver uma política contextualizada de apoio

Políticas de apoio nos setores social, cultural e econômico são necessárias à concretização da plena provisão e utilização da educação básica para a promoção individual e social. A educação básica para todos depende de um compromisso político e de uma vontade política, respaldados por medidas fiscais adequadas e ratificados por reformas na política educacional e pelo fortalecimento institucional.

9- Mobilizar os recursos

Para que as necessidades básicas de aprendizagem para todos sejam satisfeitas mediante ações de alcance muito mais amplo, será essencial mobilizar atuais e novos recursos financeiros e humanos, públicos, privados ou voluntários. Todos os membros da sociedade têm uma contribuição a dar, lembrando sempre que o tempo, a energia e os recursos dirigidos à educação básica constituem, certamente, o investimento mais importante que se pode fazer no povo e no futuro de um país.

10- Fortalecer a solidariedade internacional

Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem constitui-se uma responsabilidade comum e universal a todos os povos, e implica solidariedade internacional e relações econômicas honestas e equitativas, a fim de corrigir as atuais disparidades econômicas. Todas as nações têm valiosos conhecimentos e experiências a compartilhar, com vistas à elaboração de políticas e programas educacionais eficazes.

Quando falamos de Educação é comum lembrarmos prontamente da educação formal, porém a educação vai muito além disso, ela é responsável por criar cidadãos, e quando as ações de um país estão de fato comprometidas com este tema, os resultados extrapolam os muros das escolas e universidades e chegam até a economia, por meio dela podemos formar cidadãos conscientes, capacitados e críticos para assim fortalecer cada vez mais a nossa sociedade.

A Fundação Comunidade da Graça tem sob sua gestão dois colégios particulares, o Colégio da Comunidade que há 23 anos se dedica a formar meninos e meninas em cidadãos de bem preparados para os desafios da nossa sociedade, e o Colégio Espaço da Comunidade que há mais de 20 anos vem impactando gerações através de uma educação de qualidade, além de 10 unidades de creche quem atendem mais de 1.500 alunos.

Apoie a Educação, apoie a nossa causa: fcg.org.br/doe, ou via PIX: 01.501.866/0001-49

Débora Elisa, Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduanda em Gestão de Pessoas e voluntária FCG

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