Dia Nacional da Pedagoga

Dia Nacional da Pedagoga

Conduzir, missão primária do pedagogo. Sim, está lá no original em grego: o paidagogos é “aquele(a) que conduz (agogos) as crianças (paidós)” ao aprendizado. Na Grécia antiga, levava os pequenos aos preceptores, a quem cabia o ensino. Com a dominação romana, passou a também a ensinar.

O próximo 20 de maio é dia de celebrar os responsáveis por educar, formar e aconselhar nossa juventude. Instituída no Brasil pela lei 13.083/2015, a data é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas educacionais distintas, e muitas vezes complexas, sempre em busca da excelência.

Considera-se como marco inicial da pedagogia moderna a obra “Grande Didacta” (século XVII), do monge tcheco Amós Comenius. O grande educador postulava a formação de um indivíduo religioso, social, político, racional, afetivo e moral através da promoção de fatores como interdisciplinaridade, afetividade do educador, interação educacional entre escola e família e desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito científico.

No Brasil, a formação de pedagogo foi formalmente estabelecida em 1939 com a criação do curso de Pedagogia dentro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, na antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ.

NOVOS DESAFIOS

Atuando tanto na docência quanto na gestão da escola, orientando jovens e apoiando professores, o pedagogo viu a área da educação ser duramente atingida pela emergência da pandemia de covid-19 e a implantação do isolamento social como forma de combater o avanço da doença. O ensino à distância tornou-se prática necessária à educação.

O pedagogo está sendo desafiado a se adaptar aos novos conceitos e tecnologias de comunicação e compartilhamento de conteúdo para manter o contato com os alunos, repensar os processos de ensino e avaliação e dar continuidade ao processo educacional em uma realidade na qual a atuação presencial no ambiente escolar ainda não é possível.

A Fundação Comunidade da Graça (FCG) reconhece a importância da Pedagogia para as 10 creches e os 2 colégios da instituição, em especial para as crianças e a sociedade, e parabeniza os pedagogos da FCG e do Brasil por seu trabalho e dedicação.

Escrito por Tony Silva, redator e voluntário da FCG.

Adicionar comentário

Contato