Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Pessoa com deficiência se conceitua como “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”, de acordo com a Lei Federal n° 13.146/2015.

Hoje no Brasil, cerca de 25% da população tem algum tipo de deficiência, de acordo o IBGE. Ainda assim, enfrentam preconceito nos diferentes ambientes da sociedade, desde a educação básica, ambientes de trabalho, até restaurantes, mercados, etc. Não há preparação básica dos lugares, muito menos estrutura, exceto as que são exigidas por lei. E ainda assim, quando há a inclusão, se condicionam formas de ajuda/dependência, sem proporcionar estruturas e meios de independência da pessoa com deficiência.

Uma das piores questões enfrentadas hoje é, principalmente, a falta de informação, de respeito. Não há realmente reconhecimento que pessoas com deficiência são indivíduos como todos, mesmo nas formas de se referir a estas pessoas, por exemplo ao utilizarem recorrentemente o termo “portador de deficiência”, que hoje já é ultrapassado, uma vez que portador é aquele “que leva algo de um lugar para outro”, ou seja, não condiz, já que deficiência é algo permanente. É importante citar a respeito dos termos porque a mídia ainda utiliza de forma equivocada, o que distancia o espectador, de entender que são pessoas, que não se resumem a sua deficiência.

Para sensibilizar sobre a causa, é preciso primeiramente reconhecer os próprios preconceitos, não compactuar com tratamento de forma pejorativa do assunto e, principalmente, se informar.

Apoiar é um grande começo para transformar e ajudar esse público. A FCG tem o programa IAPD (Instituto de Apoio à Pessoa com Deficiência) e nele temos a missão de promover a vida da pessoa com deficiência e seu desenvolvimento, respeitando-a, valorizando seu potencial e respeitando suas limitações, integrando-a na sociedade. Sendo um mantenedor da FCG e doando a partir de R$30,00 mensais, você ajuda no atendimento adequado de uma pessoa. Acesse: fcg.org.br/mantenedor e seja a resposta!

Escrito pela voluntária Cecilia Machado, graduanda em Ciências Sociais pela UFFS e voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato