A nutricionista no terceiro setor

A nutricionista no terceiro setor

Hoje, dia 31/08, é dia do Nutricionista. Uma data importante para prestigiarmos e relembrarmos o valor desses profissionais, que não apenas nos orientam a termos melhores hábitos alimentares, mas que também buscam desmistificar e simplificar a relação alimento e vida (social, cultural, econômica…).

Comer não é apenas uma necessidade, mas também um direito, garantido no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mas, infelizmente, a fome é uma realidade em nosso país. Segundo o levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), hoje, cerca de 19 milhões de brasileiros estão em situação de fome.

Para ajudar parte dessa população sem acesso a uma alimentação adequada, a Fundação Comunidade da Graça (FCG) atua auxiliando inúmeras famílias. As orientações, dadas sempre por nutricionistas, são destinadas a um planejamento alimentar adequado a rotina e hábitos das famílias. Elas vão desde como preparar os alimentos, como se planejar com relação aos alimentos e como fazer escolhas diárias mais saudáveis. Na FCG, essas ações se dão individualmente, com famílias pré-selecionadas pela assistência social, com palestras e oficinas culinárias abordando dúvidas recorrentes, e também na ação direta por meio dos cardápios montados cuidadosamente para as crianças e adolescentes do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Uma das nutricionistas da Fundação é a Paula Costa, que desde 2014 atua como voluntária auxiliando as famílias, e supervisionando a montagem de cardápios para as crianças. Para ela não tem preço transformar a vida dessas pessoas através da alimentação. Paula ainda conta que o voluntariado mudou sua perspectiva da profissão: “Eu achava que a nutrição era ficar ali, na clínica, só. Daí a Fundação mostrou que não. Com voluntariado, no CEI e com as famílias, eu cubro uma escala maior.”

Paula não esconde felicidade em atuar na FCG. “É algo muito gratificante, porque além de você transformar a vida de muitas pessoas, você aprende todos os dias. Eu aprendo na vida pessoal, como ser humano, e também na questão da nutrição. Você aprende com as famílias enquanto ensina. Não há perda em ser voluntário. Você transforma vidas, a sua vida é transformada pelas pessoas. Você só ganha.”

Deixamos aqui nossa gratidão e os nossos parabéns a esses profissionais, em especial aos atuantes na Fundação Comunidade da Graça, que permitem com que o nosso trabalho no terceiro setor se desempenhe com qualidade, sempre buscando levar esperança e uma vida digna às pessoas.

Texto escrito pela voluntária Valéria Luizetti, é jornalista, formada pela Faculdade Cásper Líbero, produtora e repórter na TV Cultura e voluntária FCG

Adicionar comentário

Contato