O Brasil se tornou de fato independente?

O Brasil se tornou de fato independente?

Foi no dia 7 de setembro de 1822, que Pedro de Alcântara, mais conhecido como D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga anunciou: "Amigos, as Cortes Portuguesas querem escravizar-nos e perseguir-nos. A partir de hoje, as nossas relações estão quebradas. Nenhum vínculo unir-nos mais". Em seguida retirou a braçadeira azul e branca, símbolo de Portugal, e concluiu a sua fala com o famoso: "Independência ou morte".

O evento ficou eternizado como o Grito do Ipiranga, a ordem de independência, conforme registro na história oficial. No entanto, o processo seguiu com uma guerra; somente em 12 de outubro, ocorreu a Aclamação de D. Pedro como imperador do Brasil; e a sua coroação aconteceu no dia 1º de dezembro de 1822.

Mas será que o Brasil se tornou de fato independente? Mesmo após a separação de Portugal, muitas negociações eram necessárias para o desenvolvimento da nação. Obter o reconhecimento de países como Portugal e Inglaterra era essencial, ainda mais com o país em crise.

A independência do Brasil, infelizmente, não resultou em mais igualdade para o seu povo, e segue até hoje. Segundo o sociólogo Luis Henrique Paiva, coordenador de estudos em seguridade social do Ipea, “o Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo”. Apesar do Sistema Único de Saúde ser uma grande conquista e servir de modelo para outros países, há muito o que se fazer para que a infraestrutura e a dignidade básica sejam de fato para todos.

De acordo com a Agência Nacional, mais de 34 milhões de brasileiros sequer têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões não possuem serviço de coleto de esgoto. A desigualdade na educação também pode ficar ainda mais acentuada com os efeitos da pandemia.

“Assistir o próximo em suas necessidades básicas de saúde, educação e bem-estar social, para que o cidadão se torne pleno” é a nossa missão na FCG. Por isso, essa data também é importante para nós.

Acesse para saber mais: https://linktr.ee/fcgbr

Escrito pela voluntária Camila Rubio, 31 anos, Estudante de Letras pela Anhembi Morumbi é voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato