Dia Mundial da Diversidade Cultural

Dia Mundial da Diversidade Cultural

Hoje, 21 de maio, é comemorado uma das maiores riquezas existentes na humanidade: a Diversidade Cultural. Trata-se de uma data instituída em 2002 pela Assembleia Geral das Nações Unidas de modo oficial e mundial. Seu propósito é ressaltar a importância do respeito e compreensão da preservação da heterogeneidade cultural para o diálogo e o desenvolvimento social.

Juntamente com o 16º objetivo da ONU, o qual propõe a paz, justiça e instituições eficazes; a comemoração evidencia os aspectos intelectuais, religiosos, econômicos e criativos presentes por diferentes grupos sociais e étnicos. Desse modo, a troca de conhecimentos diante das diferenças e individualidades, transforma a diversidade em agente de inclusão.

Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a cultura é a flor do ser humano, sendo o fruto de sua mente, produto de suas tradições e expressão de seus anseios. Diante desta citação de Guterres, compreende-se que a diversidade auxilia tanto no desenvolvimento do patrimônio material e intelectual-cognitivo, como também no emocional. É ela quem proporciona uma mudança positiva e eficaz no enfrentamento de inúmeras problemáticas. Por isso, é essencial usar a diversidade cultural como ferramenta de auxílio à superação do “novo normal”, vivenciado na atualidade devido a pandemia do covid-19. Somente com o exercício da reflexão sobre a empatia e as conexões de diferentes crenças e saberes, será possível avançar no caminho de uma sociedade mais pacífica e justa à todos.

Fonte:
https://brasil.un.org/pt-br/127282-21-de-maio-dia-mundial-da-diversidade-cultural-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento
https://www.florence.edu.br/2021/05/21/21-de-maio-dia-mundial-da-diversidade-cultural-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento/#:~:text=Gradua%C3%A7%C3%A3o%20%7C%2021%2F05%2F2021&text=A%20data%20surgiu%20ap%C3%B3s%20a,sustent%C3%A1vel%20e%20coexist%C3%AAncia%20pac%C3%ADfica%20mundial%E2%80%9D

Adicionar comentário

Contato