Empatia: o segredo para lidar com a diversidade

Empatia: o segredo para lidar com a diversidade

Atualmente a diversidade - que nada mais é, do que a multiplicidade das relações do homem com o seu meio - tem trazido debates acalorados, tanto na internet quanto fora dela, e essa diversidade atinge aspectos da sociedade, política, cultura, sexo e etnia.

Porém, existem os dois lados dessa moeda. Um lado são as pessoas que são contra a diversidade, e não apenas contra, mas passam a alimentar o preconceito, a discriminação e a intolerância para com o próximo. O outro lado, são as pessoas que lutam pela igualdade, possuindo crenças e valores que reforçam o relacionamento com o próximo. Usam como uma das principais armas, a empatia, para lidar com a diversidade neste século tão plural e rico.

Em meio a toda essa situação, queremos apresentar para você esse outro lado da moeda, e para isso, traremos algumas informações interessantes ao longo do texto.

O que significa a palavra empatia?
Para iniciarmos esse papo, quero explicar o significado da palavra empatia. Para isso irei separar em 3 significados: segundo o Dicionário, segundo a Teologia e segundo Filosofia.

Dicionário – No dicionário Michaelis a palavra significa:

1 - Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
2 - Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.

Teologia – Tendência para sentir o que sentiria, caso estivesse, na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa, tendo Mateus 7:12 como versículo chave: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas.”

Filosofia – O filosofo Adam Smith diz que empatia é: “trocar de lugar com o sofredor na imaginação”.

Porque é difícil praticar a empatia?

Agora que conhecemos um pouco essa palavra e entendemos o seu contexto em nossa sociedade, vem a seguinte pergunta: Porque é difícil praticar a empatia?

A nossa natureza é egoísta por definição; desde o início da humanidade a nossa principal preocupação é se autoproteger; somos voltados para os nossos próprios fins individualistas.

Nietzsche em seu livro “Humano: Demasiado Humano” diz que o ser humano busca sempre os seus interesses, busca no outro apenas aquilo que lhe agrada. Nascemos e morremos sozinhos, porque durante a nossa vida a principal busca é achar no outro o nosso “eu”, ao contrário de tentarmos encaixar o outro em nós.

A revista Exame escreveu um artigo sobre a empatia e disse que historicamente as pessoas criam alguns “impedimentos” que dificultam praticarmos a empatia, entre eles estão o preconceito, a autoridade, a distância e a negação.

Nessa nova era das redes sociais, conseguimos conversar com diversas pessoas, porém de forma polarizada. Segundo o psicoterapeuta Aaron Balick, as redes sociais até possuem empatia, mas elas são tendenciosas ao bairrismo, dificultando o diálogo com a pessoa que pensa diferente de você.

Como sermos empáticos com a diversidade?

Já explicamos a palavra empatia e contextualizamos o fato dela ser de difícil prática. Agora vamos buscar alguns meios de desenvolver a empatia neste mundo de grande diversidade. Para isso, coloquei 3 hábitos interessantes que podem ser praticados.

1 – Crie uma ponte com o desconhecido
Tente investigar a vida de outras pessoas através do bom papo - descontraído e prestativo. Dado início ao primeiro contato, tente buscar alguns paralelos entre você e a outra pessoa. Com isso, ela se abrirá de uma forma mais relaxada e disponível.

2 – Seja curioso
Não tenha medo de conversar com pessoas que possuem uma grande diferença de pensamento. Pessoas empáticas têm em comum a curiosidade - acham as outras pessoas mais atrativas do que elas mesmas.
Busque traçar uma meta, tente pelo menos 1 vez por semana conversar com um desconhecido. No começo pode ser difícil, mas com certeza será enriquecedor.

3- Desprenda-se do preconceito
Tire a venda do preconceito, fuja desse estereotipo e tente olhar para todos sem elaborar um prejulgamento. Vá de mente aberta. Descubra lindas pessoas, que se escondem em capas diferentes das suas.

Se você chegou até essa parte do texto, tenho certeza que você busca ser uma pessoa mais empática, com uma mente curiosa em buscar novos amigos e ser mais diversificado em sua cultura. Por isso, fica aqui a gostosa sensação de trazer para o debate um assunto que possa melhorar o relacionamento interpessoal e a justiça social.

Lembre-se: a empatia é a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo.

Adicionar comentário

Contato