Um olhar sobre a gestação

Um olhar sobre a gestação

O processo que uma gestante passa é algo curioso e único, principalmente para as mamães de primeira viagem. O corpo muda, desejos começam a surgir, os sintomas clássicos aparecem, enfim, são inúmeras dúvidas que surgem durante e depois da gestação, dúvidas que podem ser até motivos de preocupação para quem nunca teve essa experiência.

Isso tudo acaba sendo normal, afinal, a preocupação com a saúde do bebê acaba vindo em primeiro lugar. Mas é preciso também ter um olhar para a mãe, já que um bebê saudável é sinônimo de uma mãe saudável.

A autoestima da mãe, diante de toda essa metamorfose gestacional, é algo que deve ser trabalhado e levado em conta. Todas as mudanças físicas e hormonais mexem com o psicológico, e muitas mamães tendem a entrar em depressão.

As mudanças psicológicas acompanham as físicas. Uma gestante com depressão e baixa autoestima pode deixar de se cuidar, praticar exercícios leves, ter uma alimentação e hábitos saudáveis, prejudicando não só a saúde dela, como a do bebê.

Acreditamos que informação é uma poderosa arma nos dias de hoje. Por isso, a Fundação Comunidade da Graça possui o Programa de Gestantes, que visa fortalecer os vínculos afetivos que a gestação oferece às mamães. Todo o conhecimento é passado por um time incrível de voluntárias que entendem do assunto como ninguém. Só no ano de 2017, foram atendidas 71 mamães das áreas de abrangência da FCG, que são os bairros de: Vila Formosa, Aricanduva e Carrão.

O programa cumpre duas etapas: a primeira será uma palestra tirando dúvidas sobre o parto e o fortalecimento da autoestima. Já a segunda etapa vai abordar sobre o aleitamento materno e a entrega de enxovais.

Vamos transformar a gestação em um momento único na vida de nossas mamães, que, apesar das dificuldades e pouco controle dentro da gestação, ter informação nunca é demais. Afinal, ser mãe é uma dádiva de Deus, e é preciso curtir este momento do começo ao fim.

Escrito por: Paulo Gustavo Alves, 22 anos, formado em Publicidade e Propaganda e atua profissionalmente como redator.

Adicionar comentário

Contato