O Papel do Educador

O Papel do Educador

Educador é aquele que forma cidadãos pela mediação, pela facilitação e pela promoção do ensino/aprendizagem; seja ele um professor por formação ou não.

Um educador precisa ter em mente que um cidadão não é um ser moldado pelas leis de seu país e projetado unicamente para o cumprimento destas; isto seria, claramente, alienação.

O educador sabe que não sabe tudo, inclusive que não é o único que sabe algo no processo de ensino/aprendizagem.

O educador professor sabe que a criança não é uma tabula rasa, e que ela traz para a creche, por exemplo, um repertório mínimo de conhecimento. Seja este conhecimento de um lar estável, amoroso e feliz ou mesmo que este conhecimento seja de valores e saberes corrompidos por terem sido inicialmente construído em um lar decadente ou destruído.

O educador age mediando a criança na assimilação de novos saberes a partir de saberes próprios, estimulando a percepção delas (crianças) para a correção e/ou adequação destes novos saberes.

O educador atua facilitando o acesso da criança ao conhecimento, provendo meios, mecanismos e metodologia adequada para essa realização. Quando isso acontece de maneira efetiva, a criança consegue construir conhecimentos reais, mas, ainda assim não livres de interferências ideológicas.
O aprendizado eficaz e livre acontece quando o educador indica por sua metodologia, um caminho crítico para que a criança, de maneira autônoma, isto é, por seus conhecimentos e conexões cognitivas descubra um jeito próprio de escolher, avaliar e aprovar os conhecimentos apresentados pelo mediador/facilitador, que é o professor educador.

Nesse pensamento, atribuindo tal responsabilidade a este personagem tão importante para a formação ética da nossa sociedade, fica muito claro que a capacitação formal ou informal do educador deve ser uma prioridade, tendo em vista que, seu repertório deve abarcar saberes e conhecimentos de modo interdisciplinar, afim de que não comprometa a boa educação cidadã de nossas crianças.

Escrito por:
Domingas
Diretora – Fundação Comunidade da Graça
Atua no CEI Espaço da Comunidade I

Adicionar comentário

Contato