Parada Social Sede - Os intocáveis

Parada Social Sede - Os intocáveis

Mensalmente realizamos a parada geral em nossa sede e ontem foi um desses momentos. Nossa psicóloga Kátia Gonçalves realizou uma palestra sobre o filme “Os Intocáveis”, onde ela transmitiu o filme e depois realizou algumas leituras e analogias que se enquadram no ambiente organizacional e também no cotidiano de nossas vidas.

Abaixo falaremos sobre o filme e realizaremos algumas leituras sobre o mesmo:

Intocáveis - Sinopse

O filme conta a história da ligação entre Philippe, um multimilionário francês e Driss, um imigrante senegalês pobre que vive num subúrbio de Paris, após ter cumprido pena de prisão.

Tudo começa quando Philippe, após ficar tetraplégico devido a um acidente de parapente, decide contratar Driss para ajudá-lo nas atividades diárias.

Baseado nas memórias do empresário Phillippe Pozzo di Borgo sobre sua amizade com o argelino Abdel Yasmin Sellou, o roteiro une o rico aristocrata ao problemático imigrante contratado para cuidar dele.

O diretor escolheu um viés bem-humorado para falar de desigualdades (físicas e sociais), enfatizando a inusitada relação entre os personagens.

Pensamento do diretor

É um filme sobre a vida, sem explicações desnecessárias e onde questões não precisam ser resolvidas, apenas coexistem.

Numa entrevista, o verdadeiro Borgo disse que antes do acidente, costumava usar sua influência para conseguir o que queria. Após a tragédia e ter conhecido Driss, descobriu que essa não é a melhor maneira de conviver com as pessoas e aprendeu a ser paciente, humilde e mais humano.

Temas abordados na palestra

O filme tem muitas leituras e várias analogias não só com o ambiente organizacional, mas também com o cotidiano de nossas vidas. Podemos trabalhar a história seguindo alguns eixos, de acordo com as mensagens que o filme vai passando, tais como:

- Gestão das polaridades

No filme, os personagens são opostos: um é branco, milionário, tetraplégico, sério, refinado. O outro é negro, pobre, com antecedentes criminais, ágil, descontraído e popular. Um equilíbrio aparentemente impossível acontece pela capacidade de ambos se completarem, conseguindo estabelecer harmonia entre polos tão opostos.

A gestão das polaridades é fundamental para o sucesso de qualquer equipe, já que as empresas lidam o tempo todo com paradoxos e contrastes. Mundo virtual e real; sucesso e fracasso; visível e invisível, principalmente barreiras; conhecimento tácito e explícito; relações verticais e horizontais etc. Enfim, os exemplos são muitos. O desafio é encontrar pontos que possam gerar sinergia, estabelecer uma dinâmica entre contrários e, a partir das diferenças, integrar as diversas partes num todo harmônico.

- Competências Técnicas e Comportamentais

No filme, Driss não tinha formação para o cargo e havia acabado de cumprir pena na prisão. Enquanto os candidatos à vaga enunciavam bons argumentos para obter o emprego – profissionalismo, humanitarismo, polimento – Driss está ali apenas para garantir o direito ao seguro desemprego. Seu jeito despachado, a capacidade de observação e inteligência faz com que o Philippe o contrate apesar dos seus antecedentes.

Alguns perfis por vezes fora dos modelos convencionais podem apresentar competências muitas vezes ocultas, por trás das características físicas e emocionais evidentes.

No filme: os personagens são mostrados com seus dramas existenciais e diversas lições de vida para ensinar um ao outro. A história propõe uma reflexão sobre os caminhos que levem à conscientização de que as possibilidades se ampliam quando se busca a troca de experiências, habilidades e objetivos comuns.

- Conhecimento mútuo e convergência

Aos poucos a amizade entre os personagens se estabelece e cada um vai conhecendo melhor o mundo do outro. Precisamos debater e refletir sobre temas presentes no mundo corporativo, conhecer e conviver com as divergências, superação das diferenças, limitações e outras questões que norteiam nossa realidade.

Palestra realizado por:
Kátia Goncalves
Psicóloga e coordenadora de voluntariado – Fundação Comunidade da Graça

Referências:
Indicadores e sua relação com a liderança
http://doczz.com.br/doc/209732/lideran%C3%A7a---ricardo-ver%C3%ADssimo-palestrante

Parada Social Sede Os Intocaveis 1
Parada Social Sede Os Intocaveis 2
Parada Social Sede Os Intocaveis 3
Parada Social Sede Os Intocaveis 4
Parada Social Sede Os Intocaveis 5
Parada Social Sede Os Intocaveis 6

Adicionar comentário

Contato