Depressão: Tudo o que precisamos é de alguém para nos apoiar

Depressão: Tudo o que precisamos é de alguém para nos apoiar


‘’Ah, para de frescura!’’;
‘’Têm pessoas em situações piores do que a sua’’;
‘’Isso aí é coisa da sua cabeça’’;
‘’É só uma fase’’;
‘’Para de preguiça!’’;
‘’Você quer chamar atenção?’’

São tantas as frases que uma pessoa com depressão escuta. Às vezes, elas são ditas não por mal, e sim por falta de informações acerca de um assunto sério, que atinge milhões de pessoas todos os anos. Sempre temos que ter em mente, que a dor do outro não se mede e nem se compara. Entendemos que qualquer que seja o motivo da pessoa se encontrar em um estado depressivo, ela tem reais motivos para isso.  

São mais de 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados de 2017 da Organização Mundial da Saúde (OMS). A estimativa é que no Brasil a doença atinja cerca de 5,8% da população, fazendo de nós, o país com mais casos na América Latina.

É importante saber diferenciar depressão de tristeza. A depressão é algo patológico, que prejudica nossas relações sociais/pessoais, profissionais e a nós mesmos. Dura um longo período e é necessário tratamento com um profissional e o uso de medicamentos. Já a tristeza é algo passageiro. Posso estar triste por algo ruim que possa ter acontecido em minha vida, mas nada pode impedir que esse estado será alterado a qualquer momento.

É possível identificar de algumas formas, alguém no início do quadro depressivo:

  • Os extremos, por exemplo, são indicadores importantes. Ora a pessoa come muito, ora come pouco;
  • O sono é um fator importante, uma vez que, pessoas com depressão tendem a dormir mais, como se fosse uma válvula de escape da realidade;
  • A anedonia - perda da capacidade de sentir prazer - é um sinal claro de que algo pode estar errado. Perceba a falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas;
  • A prostração que a doença gera, pode acarretar uma baixa imunidade;
  • Pensamentos e falas suicidas e de autodepreciação;

É claro, que tudo isso deve ser diagnosticado por especialista, como um psiquiatra. Somente ele poderá passar a melhor alternativa para o tratamento desse transtorno afetivo. A psicoterapia também é fundamental para a evolução do tratamento, e é conduzida sempre por um psicólogo. É na terapia que atingimos as reflexões mais profundas. Vamos dizer que a terapia trata o emocional e o medicamento o químico do nosso cérebro.

Muitos estudos já comprovaram a eficácia da fé no combate de doenças, principalmente da depressão. Podemos frequentar o melhor psicoterapeuta da cidade e tomar os medicamentos mais eficientes para a doença, se não fizermos um check-up da nossa alma, de nada adiantará. Não é algo orgânico, somente, e sim espiritual.

A fé nos traz a esperança necessária para enfrentar toda e qualquer situação. Ela nos faz ver a vida através do prisma espiritual e, para quem tem fé, tudo é possível de enfrentar e suportar.

Os relacionamentos são importantes para o tratamento da doença. Sabemos que lidar com alguém vítima de depressão, não é fácil, principalmente se for alguém próximo. Mas é certo dizer: o amor cura! E quem decide ficar e passar esses momentos difíceis com você, certamente tem seu papel no tratamento.

Escrito por: Paulo Gustavo Alves, 22 anos, voluntário da FCG, formado em Publicidade e Propaganda e atua profissionalmente como redator.

Adicionar comentário

Contato