Brincar heurístico

Brincar heurístico

Atualmente, em nossas unidades de creche, estamos passando por um momento de transformações no modo de pensar sobre como as crianças aprendem.

No papel das educadoras a reflexão tem tomado conta do ambiente, divagando por diversas perguntas: quais os tipos de atividades enriquecem o desenvolvimento dos bebês e das crianças? O que podemos oferecer para estimular tantas ações? Como podemos ampliar essas experiências e transformá-las em aprendizagem?

Dentre algumas respostas, temos o brincar heurístico. Acreditamos que essa forma de brincar é uma maneira significativa e contribui de forma positiva no desenvolvimento da linguagem dos bebês e das crianças, porque esse estilo sai dos padrões e transforma qualquer objeto do cotidiano da criança em brinquedo.

A palavra HEURÍSTICA tem origem grega, a mesma origem da palavra “eureca”, que significa encontrar ou descobrir. As brincadeiras para “descobrir” alimentam o cérebro das crianças, contribuindo para o desenvolvimento global. Os ambientes preparados para as descobertas dos objetos funcionam como uma jornada de surpresas para as crianças que estão trilhando o caminho do conhecimento de si e do mundo.

Estamos felizes em cuidar do futuro da nossa nação: as crianças.


Brincar Heuristico 00001
Brincar Heuristico 00002
Brincar Heuristico 00003
Brincar Heuristico 00004
Brincar Heuristico 00005
Brincar Heuristico 00006
Brincar Heuristico 00007
Brincar Heuristico 00008
Brincar Heuristico 00009
Brincar Heuristico 00010

Adicionar comentário

Contato