Setembro Amarelo 2019

Setembro Amarelo 2019

Você já deve ter ouvido sobre o setembro amarelo, mas você sabe o seu significado?

O setembro amarelo é um movimento que surgiu em 2015, com foco na prevenção do suicídio. Para a campanha, o primeiro passo para a prevenção é a educação. "É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade", diz o grupo responsável pelo surgimento do mesmo.

No Brasil, 32 pessoas tiram suas vidas por dia devido a problemas psicológicos ou instabilidade emocional, o que equivale a uma pessoa a cada 45 minutos, já no mundo ocorre um a cada 40 segundos – segundo a Associação Psiquiátrica da América Latina e a Organização Mundial da Saúde. Muitos desses casos passaram despercebidos pelas pessoas ao redor, seja pela falta de conhecimento sobre o assunto ou pela falta de comunicação.

As doenças da área mental ainda são tabus e um mistério para boa parte da população, que não fala sobre o assunto, fazendo com que quem esteja passando por isso acabe se calando por medo de pré-julgamentos por parte do meio que vive. Se negarmos a existência das doenças, negamos também o suicídio. É preciso falar sobre o suicídio no mundo em que vivemos. Esteja aberto para aprender mais sobre saúde mental sempre que possível.

Além de se munir de conhecimento, sempre que necessário busque ajuda. No Brasil há canais 24h por dia para apoio emocional voluntário para aqueles que estão passando por problemas e/ou pensamento suicidas, como o CVV – Centro de Valorização da Vida, reconhecida como de utilidade pública federal. Você pode entrar em contato via chat, e-mail ou telefone e o contato é sigiloso, ou seja, sem a necessidade de identificar-se.

Telefone CVV: 180
Via Chat: https://www.cvv.org.br/chat/
Via E-mail: https://www.cvv.org.br/e-mail/

Escrito por: Ingrid Honório, estudante de psicologia e colaboradora da FCG

Adicionar comentário

Contato