Dia Internacional da Alfabetização

Dia Internacional da Alfabetização

A alfabetização é uma etapa imprescindível no início de vida de cada pessoa. Tendo como base o processo de aprender não somente a decodificar códigos (ler), mas também, tornar-se um ser crítico e autônomo diante do mundo. A aprendizagem da criança se dá antes mesmo da sua entrada na instituição escolar, pelo fato do aluno chegar na escola já dotado de saberes e experiências. Os conhecimentos prévios, a interação com o meio e a troca de saberes entre educandos e educadores, é o que de fato proporciona uma alfabetização.

Esse tema é tão importante que temos um dia para celebrá-lo: O dia Internacional da Alfabetização, que acontece no dia 8 de setembro. Data instituída no ano de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Agora, falando da Fundação Comunidade da Graça, especificamente dos nossos CEI´s, prezamos pelos processos de ensino-aprendizagem, que buscam a formação de seres humanos conscientes e dotados do saber, visando de forma lúdica proporcionar uma educação de qualidade, atendendo as necessidades dos alunos e oferecendo-lhes bons educadores. Além disso, buscamos atender todos os passos fundamentais que auxiliam com que esses pequenos estejam num bom caminho para a alfabetização; que nada mais é do que o desenvolvimento psicogenético, desenvolvimento da consciência fonológica e o conhecimento das letras. Etapas essas que fazem com que a alfabetização seja consolidada.

E, por fim, vale ressaltar neste dia que é de suma importância entendermos que cada criança tem seu tempo de aprendizagem; os processos são individuais e ocorrem de maneira construtivista e processual.

Escrito por: Jéssica Gonçalves, 25 anos, Pedagoga, Pós-Graduanda em Psicopedagogia e Educação Especial e Voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato