Outubro Rosa: O que é e como surgiu?

Outubro Rosa: O que é e como surgiu?

Após passarmos pelo setembro amarelo, chegamos no outubro rosa. A simbologia das cores nos dá algumas dicas do que se trata, não é mesmo? Nos Estados Unidos, a década de 90 foi marcada por algumas campanhas em alguns Estados, de forma isolada, para a prevenção do câncer de mama, e um alerta para população sobre a importância da mamografia. Tudo isso aconteceu no mês de outubro, mas somente com a aprovação do Congresso Americano que foi oficializado o mês de outubro como mês da prevenção contra o câncer de mama.

Em 1990 a “Fundação Susan G. Komen for The Cure” lançou o laço cor de rosa como símbolo em sua primeira corrida, em Nova York. Uma das faixas usada na corrida dizia: “Celebrando nossa Sobrevivência”.

O site jusBrasil nos traz a informação que foi em 1997 que as entidades na cidade de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a comemorar de fato e a propagar ações voltadas para a prevenção de câncer de mama, tendo sido denominado como Outubro Rosa.

No começo das mobilizações eram distribuídos laços cor de rosa e enfeitavam-se as cidades com diversos desses laços. Atualmente, além da disponibilização dos laços, vemos diversas campanhas de corrida, desfiles de modas, partidas de jogos, pensados especialmente no tema.

Como uma forma também de tornar esse lembrete forte e vivo, muitos dos monumentos das cidades pelo mundo todo passam a ser iluminados por uma luz cor de rosa. No site jusBrasil, eles trazem que aqui no Brasil, em 2002, o Obelisco, ali no Ibirapuera, ficou iluminado de rosa logo depois da comemoração dos 70 anos do Encerramento da Revolução.

Após essa pitada de história, a gente pode falar um pouco sobre seu objetivo. Outubro Rosa é um movimento popular internacional que visa chamar a atenção para o autocuidado e prevenção do câncer de mama, bem como a importância do diagnóstico precoce. Estamos falando do câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Mas cabe lembrar que os homens também precisam estar inteirados desse assunto!

Como uma forma de desmistificar, o Outubro Rosa vem para nos alertar a conhecermos o nossos corpo, a sabermos o que se passa de diferente e a estarmos atentas (os) a nossa saúde. Quanto mais cedo temos o diagnóstico, mais eficiente pode vir a ser o tratamento, como também menos agressivo e doloroso. Sabemos que a prevenção deve ser feita o ano todo, mas esse é um marco para não nos esquecermos de cuidar da saúde.

Isabelle Pereira, 25 anos Assistente Social e voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato