ODS 8 e a contribuição da FCG

ODS 8 e a contribuição da FCG

Neste mês, continuamos nos dedicando a uma reflexão sobre os alvos que podem transformar tudo ao nosso redor: são os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criados junto aos governos, sociedade civil e outros parceiros da ONU ao redor do mundo. Vamos descobrir mais sobre a ODS número 8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

Ao longo do tempo tornou-se de compreensão geral o fato de que investir em educação, infraestrutura e em melhores ambientes de trabalho são as formas mais corretas de garantir segurança e produtividade para as forças de trabalho em todos os países. A verdade, entretanto, é que os esforços para reduzir as desigualdades econômicas e fornecer ocupações de qualidade ainda não foram suficientes e temos um longo caminho pela frente. É necessário elevar padrões de segurança no trabalho, atingir lugares mais profundos na dinâmica social e alcançar minorias bastante desfavorecidas.

Segundo dados da Iniciativa Walk Free por parte da Fundação Minderoo, 40.3 milhões de pessoas ao redor do mundo são exploradas em condições de trabalho análogas à escravidão moderna. Uma das metas do Objetivo 8 é, portanto, proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas com emprego precário. Corporações, governos e nações inteiras são chamadas a priorizar o bem-estar do profissional e aplicar mudanças que favoreçam a todos, alcançando assim os mais diferentes cenários em que alguém desempenhe suas funções.

Buscando alinhar-se a essa visão, a FCG realiza, desde 2013, o projeto “Cuidar do Cuidador”, uma proposta de intervenção que garante o cuidado físico, social e psicológico aos seus funcionários. Além disso, temos cursos de capacitação profissional gratuita, ligados à área da beleza, estímulo ao empreendedorismo, artesanato e oficinas que promovem a recolocação no mercado de trabalho. Acreditamos que o poder da iniciativa pode contribuir muito para alcançar conquistas locais e muito além do que imaginamos.

Para apoiar essa ideia, acesse o link e saiba como colaborar: fcg.org.br/doe

Texto escrito por Caio Sartori, 24 anos, Bacharel em Letras pela USP, professor de inglês e voluntário da FCG

Adicionar comentário

Contato